Paraíba

Missa do Lava-pés lota Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves em JP

Semana Santa


28/03/2013



 Os bancos da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, não foram suficientes para acomodar todos os fiéis que acompanharam no final da tarde desta quinta-feira (28) a tradicional Missa do Lava-pés. A Missa relembra o ritual feito por Jesus Cristo de lavar os pés dos seus discípulos, o que é considerado um gesto humilde, pois na antiguidade era feito por escravos que lavavam os pés dos patrões.

Mesmo com a colocação de cadeiras extras muitos se acomodaram nos corredores laterais, nas galerias e mesmo na calçada em frente a igreja para acompanhar a tradicional celebração. De acordo com o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, pessoas de várias comunidades católicas compareceram a cerimônia e aproveitou para agradecer a presença da imprensa no local.

O Arcebispo explicou que hoje é dia de grande importância, pois nele foi “instituído o sacerdócio cristão” e que os sacerdotes são uma espécie ponte que promove a reunião das pessoas em torno do amor divino. Em relação ao ato de lavar os pés, Dom Aldo explicou que o gesto significa que não devemos guardar rancores, mágoas, ressentimentos e tudo que representa o mal e do qual Jesus Cristo veio libertar a humanidade. “Aprendemos a nos sacrificar pelo outro, no sentido do amor, da gratidão e da caridade e que não repitamos gestos de exclusão e preconceito”.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //