Política

Ministro da Previdência destaca atuação de Ruy ao anunciar reforço no quadro de peritos médicos na Paraíba


01/08/2025

O deputado federal Ruy Carneiro foi citado diretamente pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, ao anunciar nesta quinta-feira (31) a nomeação de oito novos peritos médicos federais para a Paraíba. A medida, que integra uma série de ações do Governo Federal para enfrentar as longas filas do INSS, representa um acréscimo de 10% na capacidade de atendimento do estado, beneficiando diretamente os municípios de Cajazeiras, Guarabira, Monteiro e Patos.

“Deputado Ruy Carneiro, tenho uma boa notícia para a Paraíba e estou te mandando esse vídeo porque você sempre me cobrou sobre esse assunto. Oito novos peritos médicos federais foram nomeados para atuar em quatro municípios importantes do seu Estado”, afirmou Wolney Queiroz em vídeo publicado nas redes sociais, onde o gestor reconhece o papel do deputado na luta pela melhoria do atendimento previdenciário.

As nomeações fazem parte de um conjunto de 250 novos peritos, que foram aprovados em concurso público realizado em fevereiro deste ano.

“Após 15 anos sem concurso, a capacidade de atendimento da perícia médica na Paraíba cresce 10%, um avanço importante para reduzir a fila e garantir um atendimento digno a quem mais precisa. Conto com você para comunicar essa boa notícia ao povo paraibano”, acrescentou o ministro na publicação.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Ruy comemorou a notícia e agradeceu ao ministro pelo compromisso com a resolução do problema.

“Essa é uma preocupação no Brasil inteiro, e isso vem se arrastando por vários governos. Todas as vezes que estive com o ministro, sempre cobrei essa questão. É inadmissível a fila que o brasileiro sofre para receber um benefício que lhe é de direito, seja o auxílio-doença, seja a aposentadoria”, declarou o deputado.

Na oportunidade, Ruy também destacou a desigualdade no tempo de espera entre as regiões brasileiras, fato que foi tratado durante as cobranças diretas ao titular da pasta.

“Segundo dados do próprio Ministério da Previdência, os atendimentos demoram em média 35 dias na região Sul, enquanto no Nordeste o tempo chega a 75 dias. O ministro, que também é nordestino, se comprometeu a priorizar as áreas com maior lentidão, e agora está cumprindo esse compromisso”, frisou.

A Região Nordeste será a maior beneficiada, com 268 profissionais nomeados e um aumento de mais de 36% no efetivo da perícia médica. A distribuição das vagas levou em conta a demanda represada e o tempo médio de espera por atendimento em cada região do país.

A atuação de Ruy na área da Previdência tem se consolidado como uma das principais bandeiras de seu mandato. O parlamentar preside atualmente a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados, o



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.