Política

Ministro Crivella confirma visita à Paraíba e dá mais prazo a pescadores suspen

Pesca


20/09/2013



O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, visitará a Paraíba em outubro para falar sobre os projetos do ministério no estado e para entregar a nova e moderna carteira do pescador, com validade permanente, a diversos profissionais.

O superintendente federal da Pesca e Aquicultura na Paraíba, Samuel Lemos, levou a ele recentemente, em Brasília, algumas reivindicações do setor pesqueiro e o saldo do encontro foi muito positivo. Além de acertar a visita ao estado, o Ministro concordou com as sugestões apresentadas, como prorrogar até o final de fevereiro o prazo de cadastramento dos 1.600 pescadores atualmente com registro profissional suspenso. Hoje existem 26.824 pescadores artesanais na Paraíba, dos quais 2.500 já foram recadastrados. A renovação é feita com prazo que conta a partir da data do aniversario do pescador. Como muitos trabalham em locais distantes, o prazo até fevereiro dá mais comodidade a todos.

Potencial pesqueiro

Na capital federal o ministro confirmou que o MPA pretende modernizar o Terminal Publico de Cabedelo, na região Metropolitana de João Pessoa. No momento, porém, estão sendo feitas consultas para determinar a forma de execução do serviço.

O novo terminal dará mais apoio aos pescadores – desde gelo a óleo diesel – e permitirá que o estado volte a contar com uma pesca industrial mais ativa, já que existe grandes cardumes de atum no litoral. Atualmente a pesca é voltada para espécies como robalo, cioba, pescada, cavalinha, serra, garoupa, sirigado e arabaina.

No continente, o estado desenvolve a atividade pesqueira em bacias como a de Coremas Mãe D’água, de Piancó e da Paraíba. Neste caso, as espécies mais encontradas são traira, tilápia, curimata, piau, tucunaré e branquinha. Outro potencial para o estado é o desenvolvimento da piscicultura e maricultura. O clima quente da Paraíba, como de todo o Nordeste, favorece muito estas atividades.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.