Política
Ministra Margareth Menezes recebe secretário Pedro Santos e confirma presença na Paraíba, em abril
28/03/2025

Da Redação
O secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Pedro Santos, se reuniu com a ministra da Cultura Margareth Menezes para discutir pautas de interesse do setor cultural da Paraíba e do Nordeste. O encontro foi realizado em Brasília, no próprio Ministério da Cultura (MinC), e na oportunidade a ministra confirmou a sua presença em João Pessoa para participar do 2º Encontro Nacional de Gestores da Cultura, que acontece em abril na capital paraibana.
De acordo com o gestor paraibano, o encontro nacional vai ser uma grande oportunidade para estreitar laços entre os gestores estaduais e o MinC, principalmente nesse período de reestruturação das políticas culturais em âmbito nacional. “Vivemos um momento de reativação do Ministério da Cultura depois de uma jornada tenebrosa. E essa superação só se dá a partir de parcerias”, frisou Pedro Santos.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
João Pessoa vai sediar o encontro nacional entre os dias 23 e 25 de abril e vai reunir 1.500 gestores dos 26 estados e o Distrito Federal. E, agora, está confirmado também a presença da ministra Margareth Menezes, que vai à capital paraibana acompanhada de sua equipe técnica.
Ela reforçou o que disse Pedro e destacou a potência de um encontro do tipo. “Realmente, é uma grande força para o setor cultural ter este encontro, ter estes secretários de cultura todos reunidos”, pontuou.
Margareth Menezes falou também do grande investimento que a pasta está realizando no setor cultural brasileiro, com repassses para os estados, e enfatizou que essas relações serão fortalecidas ainda mais. “Nós vemos esses secretários como parceiros da construção do que estamos fazendo aqui para o setor cultural”, completou.
Outras pautas – Ao longo da conversa, Pedro Santos falou também sobre a participação paraibana no Ano Brasil-França 2025, que acontece este ano para comemorar os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Pedro citou o intercâmbio que a Paraíba fez com a Escola Nacional Superior de Artes e Design (Ensad) de Limoges e com a associação Ateliers Varan de Paris. Para a primeira, serão enviadas duas artistas visuais, e para a segunda serão enviados cinco fazedores do audiovisual paraibano para cursos na França.
Ele citou também o envio de dois artistas plásticos para participar da Bienal Internacional do Salon Révélation de Paris e da realização em Lile do Encontro Internacional do Forró de Raiz, em parceria com a Association Lille 3000 e com a Ville de Lille.
Sobre o Encontro Internacional do Forró de Raiz, inclusive, o secretário paraibano convidou o Ministério da Cultura para participar da ação, que faz parte da campanha para transformar o forró como patrimônio imaterial da humanidade.
A Paraíba é signatária do pedido junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que por sua vez vai solicitar estudo técnico e possível homologação do pedido para a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.