Paraíba

Micro e pequenas empresas geram mais de 2 mil novos empregos na PB

emprego


07/08/2013



Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados pelo Sebrae-Paraíba, revelam que as micro e pequenas empresas (MPE) do Estado foram responsáveis por 2.389 novos empregos criados no primeiro semestre de 2013. Entre janeiro e junho deste ano, apenas os meses de janeiro (-221) e março (-441) registraram redução de vagas nos pequenos negócios. Os meses com índices mais altos de criação de vagas foram maio (1.057) e junho (836).

Ao longo do semestre, as médias e grandes empresas do Estado acumularam uma perda de 9.831 vagas. Neste período, apenas no mês de maio (102) houve um saldo positivo de empregos para as médias e grandes empresas.

De acordo com dados do Caged, em junho, os pequenos negócios geram 836 vagas na Paraíba. O setor que mais criou empregos foi o comércio, que gerou 675 novas vagas. Já o setor de serviços ficou em segundo lugar no ranking, gerando 234 novos empregos. Apresentaram reduções de vagas a Construção Civil (-172 vagas) e a extrativa Mineral (-2).

Nacionalmente, em junho, os pequenos negócios geraram mais de 111 mil novos empregos e foram os grandes responsáveis pelo saldo positivo na geração de empregos em junho, representando 90% das novas vagas. Se comparado com maio, houve um aumento de 38,3% na abertura de novos postos de trabalhos pelas empresas de pequeno porte. As médias e grandes empresas criaram 11.555 vagas, e a Administração Pública, 1.248
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.