Esporte
Michelle Ramalho é confirmada como primeira mulher na vice-presidência de chapa da CBF
Presidente da Federação Paraibana de Futebol integra chapa única liderada por Samir Xaud, com apoio majoritário de federações e clubes
18/05/2025

Michelle Ramalho ao lado do candidato a presidência da CBF, o médico Samir Xaud (direita), e dos outros postulantes a vice-presidente (Foto: Divulgação)
Redação/Portal WSCOM
A presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Michelle Ramalho, foi oficialmente inscrita como vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na chapa encabeçada por Samir Xaud, atual presidente da Federação de Futebol de Roraima. A formalização ocorreu neste domingo (18).
Com a confirmação, Michelle se torna a primeira mulher a ocupar uma vice-presidência na entidade máxima do futebol brasileiro. Apesar da nova função, ela seguirá à frente da FPF.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
A composição apresentada por Xaud é a única registrada para a eleição, marcada para o próximo domingo (25), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. O grupo conta com o apoio de 25 federações estaduais e dez clubes, o que inviabilizou a inscrição de outras chapas.
Em entrevista ao blog do jornalista Maurílio Júnior, Michelle comentou o significado de sua participação: “É uma chapa de renovação, que passa muito mais, já no papel, pela valorização das mulheres. Inclusive, fui a primeira a ser convidada. O presidente está renovando, é um reconhecimento. Fico muito feliz e ciente da responsabilidade. Muito importante.”
Michelle Ramalho é, hoje, a única presidente entre os 27 mandatários das federações estaduais que fazem parte da CBF. Líder da Federação Paraibana de Futebol (FPF) desde 2018, Ramalho é advogada e administradora de empresas.
Além da Federação, Michelle é Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e integra o Conselho Consultivo da CBF. Em 2022, ela foi representante do Brasil no Congresso da Fifa, no Catar.
A votação para o comando da CBF ocorrerá um dia antes da apresentação oficial do técnico italiano Carlo Ancelotti como novo comandante da Seleção Brasileira, marcada para 26 de maio.
Composição da chapa registrada na CBF:
-
Presidente: Samir Xaud (Federação de Roraima)
-
Vice-presidentes:
-
Flávio Zveiter (advogado, ex-STJD e ex-CBF)
-
Michelle Ramalho (presidente da FPF)
-
José Vanildo (presidente da Federação do RN)
-
Ricardo Paul (presidente da Federação do Pará)
-
Rubens Angelotti (presidente da Federação Catarinense)
-
Rozenha (presidente da Federação Amazonense)
-
Fernando Sarney (atual vice da CBF e interventor nomeado pela Justiça)
-
Gustavo Dias Henrique (diretor da CBF na gestão de Ednaldo Rodrigues)
-
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.