Mais Esporte

Mestre 8º dan traz padrão japonês ao Aikidô da Paraíba

Aikidô


09/09/2014

O mestre japonês de Aikidô, Shoji Seki (8º dan faixa preta), estará em João Pessoa nestas quinta(11), sexta (12) e sábado (13) para mostrar um pouco desta arte marcial que tem conquistado o mundo. Os seminários acontecerão o ginásio poliesportivo do Unipê (Centro Universitário de João Pessoa), no bairro de Água Fria.

A visita de Seki shihan (mestre Seki, em japonês) segue um roteiro que teve início em São Paulo, quando foram comemorados os 51 anos de Akidô no Brasil. Em seguida o mestre passa pela Paraíba e, logo depois, vai para o Ceará.

Na cidade de João Pessoa, o evento começa na quinta-feira às 19h, segue na sexta, com a programação começando às 8h30 e vai até às 20h45. No sábado, é das 8h30 às 11h15.

A entrada para assistir da plateia é permitida bastando fazer a doação de 1kg de alimento não perecível na entrada do ginásio, mas só poderá participar dos seminários no tatame é ligado a alguma associação de Aikidô e estiver inscrito.

Além do seminário, em São Paulo Seki shihan ministra um curso intensivo para poucos instrutores de todo o Brasil e que no ano passado contou com a presença de três paraibanos, entre eles o professor (senesi) responsável pelo Aikidô na Paraíba, Rogério PaodJuenas.

Aikidô
O Aikidô é uma arte marcial voltada para a defesa pessoal e para a melhoria da saúde. Baseada em torções, arremessos e aprisionamentos, é uma luta mas não tem torneios competitivos. Por usar alavancas, prima por estratégia e não por força, sendo perfeito para quem não pretende vencer pela força.

Atualmente, além de pessoas que procuram o Aikidô para se manterem ativas e saudáveis, muitas polícias em todo o mundo treinam suas forças especiais com as técnicas japonesas. Sobretudo porque elas são úteis para pessoas de físico mais fraco e para pessoas de todas as idades.

História
O Aikidô chegou ao Brasil em 1963, trazido pelo japonês Reishin Kawai, que introduziu esta arte marcial na América Latina enviando instrutores para morar em várias estados e países. Kaiwai Sensei, como era chamado, morreu no início de 2010, com 8º Dan (leia mais aqui http://monjaisshin.wordpress.com/2010/01/27/falecimento-de-kawai-shihan/).

Hoje a União Sul Americana de Aikidô é presidida pelo shihan japonês Keizen Ono, 7º Dan (http://aikidopesquisa.wordpress.com/ono-sensei/), que tem como vice-presidente o argentino Edigardo Novelino, 6º Dan.

Na Paraíba, o Aikidô chegou no início de 2002 trazido pelo sensei 4º Dan paulista Rogério PaodJuenas (http://aikidopb.blogspot.com.br/p/rogerio-sensei-4-dan-aikikai.html) a pedido de Kawai sensei

Informações importantes:
O mestre Seki não fala português mas terá um intérprete. No entanto, ele só estará disponível para conceder entrevistas entre um seminário e outro ou ao fim do evento do dia.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //