Paraíba

Mercado da beleza oferece oportunidades para quem quer empreender

EMPREENDEDORISMO


01/08/2016



Os empresários do mercado da beleza têm investido cada vez mais em inovação, criatividade e profissionalização. Mesmo em um período de retração econômica, os números ainda são otimistas. Tanto a indústria da higiene, perfumaria e cosméticos quanto os serviços da beleza são uma boa oportunidade de negócio. O Sebrae realizou o 10º Encontro Paraibano da Beleza, que encerra-se nesta segunda-feira (1), em João Pessoa. O objetivo foi capacitar os empreendedores da setor e mostrar as tendências de mercado.

O Brasil é o terceiro maior mercado global nesse segmento, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Na Paraíba, o mercado também vem se expandindo e, de acordo com a pesquisa IPC Maps, que mede o potencial de consumo das famílias, os paraibanos deverão gastar em 2016 mais de R$1,5 milhão com produtos de higiene e cuidados pessoais.

Segundo dados da Receita Federal, há atualmente 6.650 empreendimentos com atividades nas áreas de estética e serviços de cabeleireiro, manicure e pedicure na Paraíba. Com o consumidor cada vez mais exigente, estes empreendimentos têm investido na criatividade e na inovação, ampliando seus serviços e as oportunidades de negócios, como as esmalterias, barbearias, spas urbanos, além de oferecerem novos produtos e serviços.

Para a analista técnica do Sebrae Paraíba, Raquel Santos, com estudo de mercado, planejamento das ações e qualidade nos serviços e produtos ofertados é possível empreender e crescer na crise.“Diante da evolução deste mercado, é preciso apostar na criatividade e inovação nos empreendimentos. Para isso, é necessário estar capacitado e informado”, destaca.

Ela acrescenta que o Sebrae vem contribuindo para o crescimento dos empresários deste setor, com a realização do Encontro Paraibano da Beleza, que já está na sua décima edição. “Os resultados positivos ao longo desses anos são visíveis e gratificantes. O volume de negócios realizados resulta no aquecimento da economia do Estado, como também beneficia os distribuidores envolvidos, aumentando seu faturamento”, completou Raquel Santos.

Público masculino em alta
O mercado da beleza não é mais exclusividade das mulheres. Cada vez mais, surgem negócios para atender a demanda masculina, que passa a ser tão exigente quanto a feminina. Barba, cabelo e cuidados com a pele são alguns destes serviços que o consumidor vem exigindo, fazendo com que os empreendedores procurem mais qualificação e inovação para sobreviver nesse mercado competitivo.

De acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), mesmo com a crise econômica nacional, a venda de produtos estéticos para o homem cresceu 2,4% em 2015. Atualmente, os produtos masculinos representam mais de 10% do consumo total de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil, que totaliza U$ 43 bilhões.

“O mercado da beleza masculina cresce mais a cada dia. No mundo atual, o público masculino está cada vez mais vaidoso e cuidando bem mais da sua aparência, coisa que víamos pouco até tempos atrás. Percebemos isso em todas as faixas etárias e a tendência é que cresça a cada ano, pois as crianças e adolescentes estão crescendo já com essa cultura do embelezamento”, destacou Raquel Santos.

Evento movimenta mercado
O evento aconteceu no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, capacitou os profissionais e mostrou as tendências de mercado. Durante os dois dias, foram oferecidos 9 workshops, 4 oficinas técnicas e 4 palestras. Foram feitos cerca de 1.800 atendimentos e haverá mais de 90 estandes de distribuidores de produtos e serviços de todo o país.

O I Campeonato Paraibano de Unhas, aconteceu no último domingo (31) e premiou as profissionais em quatro modalidades: estrutura acrílica, estrutura em gel, manicure tradicional e unhas artísticas. Um dos destaques foi a palestra do ator Marcos Frias, que irá falar sobre “Empreendedorismo no mundo da beleza”.
 



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