Saúde

Médicos explicam as diferenças entre a memória de homens e mulheres

Homens e Mulheres


07/05/2014

Você tem falhas de memória? Costuma esquecer onde deixou a chave do carro ou alguma data importante? No Bem Estar desta quarta-feira (7), o neurologista Tarso Adoni explicou que pode existir diferença entre a memória de homens e mulheres, principalmente por causa dos interesses e prioridades de cada um – eles, por exemplo, sempre lembram da escalação dos times e elas, por outro lado, nunca se esquecem o dia do primeiro beijo com o marido.

O ginecologista José Bento acrescentou ainda que até mesmo o período menstrual pode alterar a memória feminina.

Segundo o médico, depois da ovulação, o nível de progesterona aumenta e o corpo se prepara para receber o embrião – nesse período, o raciocínio fica mais lento e a mulher fica mais calma, podendo ficar um pouco mais esquecida. Porém, já na primeira fase do ciclo, isso muda e o raciocínio fica mais rápido e a mulher mais atenta.

Outro período na vida das mulheres que também pode afetar a memória é a gravidez – de acordo com os especialistas, isso acontece porque, nessa fase, a prioridade é o bebê e o cérebro fica menos atento a coisas que não se relacionam a ele. Fora isso, ao se tornar mãe, a mulher passa a dormir menos, o que torna o mecanismo da memória menos ágil.

Para evitar isso, a dica é levar uma vida saudável – dormir bem, fazer atividade física e ter uma boa alimentação são hábitos fundamentais para o bom funcionamento da memória. Segundo o neurologista Tarso Adoni, alimentos fontes de vitamina B1, como leguminosas e frutas cítricas, e alimentos fontes de vitamina B12, como carnes, leite e ovos, são bons para a memória. É fundamental também dar novos estímulos para o cérebro – ler, jogar algum jogo e mudar o caminho de casa, por exemplo, são ações que exigem raciocínio lógico, atenção e concentração e, por isso, melhoram a memória.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.