Educação

MEC abre inscrições para maratona de projetos de tecnologias digitais

Tecnologias digitais


11/04/2014



Programadores, designers e outros inventores de todo o Brasil poderão participar de maratona para desenvolver projetos que visem a transparência de informações públicas por meio de tecnologias digitais.
É a segunda edição do Hackathon Dados Educacionais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 16 de abril, na internet. A maratona terá a duração de 48 horas e ocorrerá de 16 a 18 de maio em Brasília.

Os participantes da maratona deverão utilizar dados de avaliações oficiais do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para desenvolver sites, aplicativos de celular, gráficos interativos, visualização de dados, novos serviços.
O objetivo é discutir e criar soluções diversificadas de disseminação e promoção do uso dos dados educacionais, que devem contribuir para melhoria da educação.

Os interessados devem preencher o formulário disponível na página do Inep, apresentando uma proposta de projeto. No ato da inscrição, o candidato deve anexar um vídeo apresentando a ideia. O resultado da seleção será divulgado aos participantes no dia 28 de abril.

Ao todo serão selecionados 30 participantes, que serão divididos em grupos no primeiro dia do evento. Os participantes e equipes que tiverem suas propostas selecionadas terão as despesas de passagens aéreas, hospedagem e alimentação custeadas pelo Inep.
Os vencedores receberão bolsas de R$ 5 mil, R$ 3 mil, R$ 2 mil, respectivamente para primeiro, segundo e terceiro colocados. As bolsas serão oferecidas pela Fundação Lemann, que apoia o evento.

No ano passado, o projeto vencedor foi o de um aplicativo chamado Escola que Queremos, que permite que a escola selecione sob quais critérios quer ser avaliada e compare os indicadores com outras instituições, com médias municipais, estaduais e brasileiras.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //