Notícias
Matadouros são embargados na Paraíba por irregularidades ambientais; Sudema aplica multas
13/08/2025

Por Gabriel Januário
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realizou, nos últimos dias 11 e 12 de julho, intervenções de fiscalização, embargo e aplicação de multa a matadouros nas cidades de Santa Rita e Esperança.
No município de Santa Rita, o caso foi de um matadouro privado e reincidente, que já havia sofrido embargos, mas retomou as atividades sem a devida regularização das pendências. Ainda foi identificado o lançamento irregular de efluentes sem tratamento na natureza. O matadouro foi multado no valor de R$ 24 mil.
Já em Esperança, a operação ocorreu no Matadouro Público Municipal. Nº estabelecimento, foram constatadas a ausência de licenciamento ambiental; o lançamento irregular de efluentes com sangue sem tratamento no solo e em corpo hídrico próximo e o lançamento irregular de resíduos sólidos, como carcaças e chifres, no meio ambiente. O valor total da multa para o estabelecimento ficou em R$ 33.400.
Os dois matadouros tiveram as atividades embargadas até a regularização de todas as pendências junto aos órgãos competentes. A operação foi realizada por técnicos da Coordenadoria de Medições Ambientais (CMA), Divisão de Fiscalização (Difi) e Coordenadoria de Controle Ambiental (CCA).
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.