Automobilismo

Massa lidera, mas Mercedes ‘dá aula’ na estratégia, e Hamilton vence

Fórmula 1


05/07/2015



Na melhor corrida da temporada, uma das únicas em que houve o mínimo de competitividade entre as Mercedes e o resto do pelotão, teve de tudo: trocas na liderança, ultrapassagens e até chuva. No entanto, o resultado foi comum: Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio da Grã-Bretanha e Nico Rosberg chegou em segundo.

O brasileiro Felipe Massa teve uma largada espetacular e logo na primeira curva assumiu a liderança. Na primeira volta um acidente causou a entrada do safety car. Na relargada, Hamilton tentou atacar o brasileiro, mas acabou saindo da pista, e cedeu a segunda posição para Valtteri Bottas.

O finlandês chegou a atacar o brasileiro, mas a Williams inicialmente pediu para que ele segurasse a posição. Massa liderou até a 20ª volta, quando entrou nos boxes para trocar de pneus e voltou atrás de Hamilton, que havia parado uma volta antes.

Bottas, que tinha chances reais de abrir do pelotão se tivesse sido permitido pela Williams, acabou voltando atrás de seu companheiro de equipe após a parada.

Com 15 voltas restando para o fim, a chuva começou a cair em Silverstone. Alguns carros, como as Ferraris, optaram por colocar o pneu de chuva, enquanto os líderes ficaram com os compostos para pista seca.

Com os carros ficaram mais instáveis por causa da pista molhada, Rosberg acabou passando as duas Williams no fim e ficou com a segunda posição quando a chuva parou.

Porém, a chuva voltou, a Mercedes logo mandou o líder para os boxes para trocar os pneus. A Williams acabou demorando para mandar Massa e Bottas nas voltas seguintes e acabou andando muito tempo na pista com os compostos secos.

Isso fez com que os carros da equipe inglesa perdessem tempo, e a Ferrari de Vettel, já com pneus de chuva desde a primeira precipitação, passou o brasileiro com pouco mais de cinco voltas para o fim.

Com este resultado, Hamilton vai aos 194 pontos no campeonato, abrindo 17 de vantagem para o seu companheiro de equipe e vice-líder, Nico Rosberg. Felipe Massa segue em sexto no campeonato, com 74 pontos, mas diminui a diferença para Valtteri Bottas para dois pontos.

O brasileiro Felipe Nasr, que sairia da 17ª colocação nem largou pois teve problemas com sua Sauber logo na volta de apresentação.

Correndo em casa, a McLaren perdeu Jenson Button logo na primeira volta por conta de um acidente. Porém, Fernando Alonso quebrou a "seca" e marcou seu primeiro ponto no ano, chegando em 10º.

Veja o resultado do Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1:
1: Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2: Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
3: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
4: Felipe Massa (BRA/Williams)
5: Valtteri Bottas (FIN/Williams)
6: Daniil Kvyat (RUS/Red Bull)
7: Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
8: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
9: Sergio Pérez (MEX/Force India)
10: Fernando Alonso (ESP/McLaren)
11: Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
12: Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia)
13: Will Stevens (ING/Manor Marussia)

Não completaram:
Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso)
Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
Max Verstappen (HOL/Toro Rosso)
Pastor Maldonado (VEN/Lotus)
Romain Grosjean (FRA/Lotus)
Jenson Button (ING/McLaren)
Felipe Nasr (BRA/Sauber)


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.