Futebol

Marquinhos brilha, Avaí toma susto, mas vence o Guaratinguetá em casa

Brasileirão 3


28/05/2013



Mais do que Avaí e Guaratinguetá, o duelo desta terça-feira, na Ressacada, foi entre a técnica de um e a vontade do outro. Com a bola nos pés, graças ao trio Cleber Santana, Marquinhos e Márcio Diogo, o time catarinense era soberano. Do outro lado, a qualidade não era a mesma. O jeito era forçar, muitas vezes em erros avaianos. No final, porém, a técnica e Marquinhos prevaleceram, e a vitória do time da casa por 2 a 1, após susto nos minutos finais, saiu. Um alívio para a torcida, que viu os três pontos escaparem na rodada de abertura, aos 48 do segundo tempo.

A vitória avaiana começou a ser construída antes dos 10 minutos de bola rolando, com Marquinhos – na primeira rodada, contra o Oeste, o time também fez no começo, aos 4 minutos. Em bela trama de Cleber Santana e Márcio Diogo, o capitão azurra apareceu sozinho na área para finalizar. Ele voltaria a brilhar aos 42, ainda da primeira etapa, em falta magistral, batida no ângulo. O Guaratinguetá assustou na parte final do segudo tempo, ao marcar com Jonatas Belusso, de pênalti. No lance, Alef foi expulso, não o suficiente para o Guará tirar proveito e conseguir o empate.

Na próxima rodada, a terceira da Série B, o Avaí vai ao Nordeste para encarar o Icasa, em Juazeiro, em Pernambuco. A partida no Romeirão está marcada para as 19h30m. Já o Guaratinguetá tem seu primeiro duelo do interior paulista, frente ao Bragantino, em Bragança Paulista, sábado, às 16h20m.

Marquinhos brilha, em etapa de Inacreditável FC

O belo lençol de Márcio Diogo em cima de Leandro Ferreira, logo a um minuto de bola rolando, deu a tônica do que seria o meio-campo avaiano. Junto a Marquinhos e Cleber Santana, o baixinho camisa 7 comandava as jogadas ofensivas, sempre com a bola no chão. Não demorou muito para um desses lances causar um estrago maior na defesa do Guará. Aos nove minutos, o trio de meias do Avaí funcionou. A começar por Marquinhos. O capitão deixou com Cleber Santana, e correu para a área. Com o domínio, o camisa 88 enfiou bela bola para Márcio Diogo, que, dentro da área, podendo finalizar, rolou com açúcar para Marquinhos finalizar a jogada que começou com o gol, o primeiro avaiano em casa.

A resposta dos visitantes não demorou. Aos 10, Alex Afonso perdeu gol digno de vestir a camisa do Inacreditável FC. Aparentemente com o controle da bola, na entrada da área, o zagueiro Alef acabou se atrapalhando e caiu no chão, deixando a bola para o atacante do Guará, que driblou o goleiro Diego e, com o gol vazio, carimbou o poste direito. Na sobra, outra chance, mas salva por Alef, que se redimiu da falha inicial. O jogo, então, passou a ser equilibrado. O Avaí chegou a ser acuado pelo Guará. Até os 42 minutos, quando, numa falha, Márcio Diogo puxou contra-ataque e deixou Reis na cara do gol. O camisa 9 errou, mas, na sobra, falta na entrada da área. Com a maestria de sempre, Marquinhos colocou a bola no ângulo, longe do alcance de Saulo, que se esticou para tentar espalmar, sem sucesso.

Reação tardia do Guará; vitória azurra

Atrás do prejuízo, o Guaratinguetá iniciou o segundo tempo assustando o Avaí. Logo aos dois minutos, Jonatas Belusso balançou as redes de Diego, mas não pôde comemorar, pois estava em posição irregular. Um pouco mais cansado que o Guará, o Leão da Ilha não conseguia produzir o mesmo que no primeiro tempo. Aos 16, Allan Dias ganhou dividida com Alê, colocou entre as pernas de Alef, invadiu a área e só não fez o gol porque tirou muito de Diego.

Era um aviso.

A sequência do aviso paulista, porém, foi mortal. Em dose dupla.
Lançado por Acleisson, Jonatas Belusso saiu sozinho na área, cara a cara com Diego. Preparado para finalizar, o atacante foi derrubado por Alef, o último homem, e por isso expulso. Belusso foi para a cobrança e descontou. O Garça teve cerca de vinte minutos com um homem a mais para tentar o empate. Ainda com trauma do empate do Oeste, aos 48 minutos do 2º tempo, com um gol de goleiro, o Avaí se segurou. Aos 47, o último suspiro dos visitantes, sem sucesso. O apito final decretou os três pontos ao time da casa, ainda sem perder na Série B 2013.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.