Educação

Mário Queiroz faz hoje no Unipê Aula Inaugural do 1º curso de Pós-graduação em M

Hoje


16/05/2013

Tendências, cores, formas e vários outros aspectos no desenvolvimento de coleções serão abordados pelo estilista Mário Queiroz na Aula Inaugural do curso de Especialização em Produção de Moda e Styling do Unipê, o primeiro curso de Pós-graduação da Paraíba nessa área. Com mais de 30 desfiles no São Paulo Fashion Week e em outros eventos, o designer de moda, consultor e professor vai proferir a palestra “A Moda hoje: da Criação ao Styling”, às 19h desta quinta-feira, 16 de maio, no Auditório do Espaço Cultural do Unipê, na Capital. O estilista trará algumas de suas criações e peças de roupas para expor durante o evento.

Além de pesquisador da área, Mário Queiroz bebe na fonte da arte, inspiração de muitas de suas coleções. Ficou conhecido por se especializar em coleções masculinas. Mas, posteriormente, também passou a criar peças para as mulheres. Da criação às passarelas, Mário Queiroz vai discorrer sobre o seu método e o processo de desenvolvimento de coleções, destacando as etapas, singularidades, a inspiração, a criatividade, o público-alvo, a tabela de cores, formas, volumes e a produção até chegar às vitrines e revistas de moda.

“A moda sempre interessou aqueles que têm alguma relação com a arte, mas hoje, profissionais de várias áreas e de diversas idades começaram a se interessar também. Homens de diversos tipos veem na moda uma possibilidade de realização e de diferenciação”, ressaltou ele, em entrevista a um jornal do País.

“O estilo de Mário Queiroz é clássico e atemporal, com foco mais na alfaiataria e na qualidade. Ele participou recentemente do ‘Dragão Fashion’ em Fortaleza (CE), levando para as passarelas uma coleção de moda praia, a primeira criada por ele”, comentou Gabriela Maroja, coordenadora da Especialização em Produção de Moda e Styling do Unipê.

Sobre Mário Queiroz

Mário Queiroz é mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor em graduação e pós-graduação na área de Moda, nas disciplinas ligadas a "Pesquisa, Criação e Desenvolvimento de Coleções". Foi responsável pelo projeto do curso de Design de Moda da Universidade Anhembi Morumbi, onde além de ajudar a implantar o curso, atuou com professor de 1995 a 2009. Em fevereiro de 2010 foi convidado a dirigir o curso de moda do Istituto Europeo di Design onde coordena os cursos de graduação, os trienais e extensão. Trabalha como designer de moda desde 1981, tendo atuado em diversos segmentos da confecção e tecelagem.

Lançou sua marca em 1995 junto a José Augusto Lança Fabron. Voltada ao segmento masculino, sua marca é referência nacional por ter participado de importantes eventos de Moda, tendo participado de importantes eventos de Moda no país, com destaque para o "São Paulo Fashion Week" na qual desfila há dezessete edições. Dentro do cenário internacional, participou do Salão de Pret-à-Porter de Paris durante as comemorações do ano do Brasil na França, também participou do projeto Ithemba que reuniu designers de todo o mundo em prol da cura da Aids na África.

Mário Queiroz vem realizando trabalhos em todos os estados brasileiros, reunindo sua experiência como designer e professor. Além das palestras e cursos, destaca-se a criação e coordenação criativa do projeto "Santa Catarina Moda Contemporânea" onde durante cinco anos revelou os talentos entre os estudantes de moda daquele estado e coordenando as coleções que estes realizaram dentro das principais empresas catarinenses.

Mário Queiroz vive na cidade de São Paulo onde além de atuar como professor, pesquisador e assessor de empresas do setor de confecção e tecelagem, tem sua loja localizada no bairro de Jardins. É consultor de moda da empresa de jóias "Rommanel" onde também tem uma coleção masculina assinada.

Participa de ações voltadas a integrar a Moda dentro do processo de Design como um todo, realizando projetos junto a designers de objetos como Baba Vacaro e oferecendo palestras em eventos como "Boom Design".

 

A especialização

A coordenadora da Especialização em Produção de Moda e Styling, professora Gabriela Maroja, destacou o corpo docente do curso como um dos diferenciais. “Os professores são referência nacional na área. Escolhemos os melhores em cada disciplina. Produção de moda e styling é uma área em ascensão e ainda pouco explorada. Essa é a primeira pós-graduação da Paraíba na área de Moda e é uma oportunidade de complementar a formação em Design de Moda”, destacou. As inscrições podem ser feitas no Portal da Instituição (www.unipe.br) ou na Pós-graduação do Unipê.

Segundo Gabriela Maroja, o curso de Especialização terá professores que virão de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e até de Paris. “Uma das referências é Sylvia Demetresco, que é brasileira, dá aula em Paris e é a maior referência em merchandising visual na área de Moda, PHD nessa área de Comunicação e Moda, além de ensinar no Japão e na Suíça”, informou a professora Gabriela Maroja.

Sylvia Demetresco é doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado em Semiótica no Instituto Universitário da França, em Paris.

Professores confirmados

Estão confirmadas também as professoras Káthia Castilho e Carol Garcia. “Káthia Castilho é professora da Universidade Anhembi Morumbi, da PUC-SP, organizadora do Colóquio Nacional de Moda e presidente da Associação Brasileira de Pesquisas em Moda. Carol Garcia também ensina na Anhembi Morumbi e atua como ‘cool hunter’ (caçadora de tendências) em mais de 10 países, da Índia aos Estados Unidos. É também professora convidada de várias universidades no Brasil e no exterior, como na Colômbia e Suíça”, acrescentou Gabriela Maroja.

A especialização é voltada a profissionais e estudantes formados em nível superior nas áreas de Moda, Design, Desenho Industrial, Sociologia, Antropologia, Comunicação, Educação, Arquitetura, Artes Visuais e demais áreas afins.

Os interessados podem adquirir informações na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, no campus universitário, localizado no bairro de Água Fria, na Capital. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones 2106 9284 e 2106 9369, ou ainda, pelo Portal www.unipe.br.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //