Brasil & Mundo

Maria do Desterro analisa guerras simultâneas, grande lucro do mercado bélico e ausência de líderes comprometidos com a humanidade

Hediondos crimes de guerra têm sido cometidos e poucos elevam as suas vozes contra a selvageria.


27/02/2024

Grupo de evacuados de Bristol chega à estação ferroviária de Brent, perto de Kingsbridge, em Devon, 1940. (Foto: IWM.ORG.UK)

Portal WSCOM



O HONORÁVEL CHURCHILL

(Por: Maria do Desterro Leiros da Costa)

 

Durante a 2a Guerra Mundial Winston Churchill tomou uma iniciativa extraordinária: retirou das áreas de risco dos bombardeios alemães todas as crianças e mulheres. Há uns 18 anos tive o privilégio de conhecer uma senhora inglesa que viveu esta experiência e contou-me em detalhes como foi levada da Inglaterra à Suíça, juntamente com sua família, para escapar das bombas.

O respeito de Churchill pela população civil, particularmente pelas mulheres e crianças, é digno de honra e de memória – algo de proporções nunca vistas antes, nem depois, na nossa História. Nas guerras subsequentes, às quais dolorosamente assistimos, a regra é o total desrespeito e crueldade em relação aos civis mais vulneráveis.

Hediondos crimes de guerra têm sido cometidos e poucos elevam as suas vozes contra a selvageria.

Churchill deu exemplo de boa vontade e amor ao próximo, quando num tempo sem redes sociais, organizou uma ação cinematográfica de resgate e protagonizou um dos mais belos feitos já registrados.

A meu ver este fato não tem a merecida divulgação entre nós e, para a nossa vergonha como espécie, não mais se repetiu.

A indústria armamentista nunca lucrou tanto, afinal nunca houve tantas guerras simultâneas no planeta. Sabemos que os altos lucros do comércio das armas não darão tréguas, nem chances, à diplomacia e à paz.

Nós e as futuras gerações precisamos educar para a paz, pois os que mais lucram com as guerras não têm o menor interesse em diminuir conflitos, muito ao contrário.

Os crimes de guerra são exibidos aos olhos de todos, mas poucos elevam suas vozes em favor dos inocentes atingidos por armas cada vez mais letais.

Os seguidores de Cristo não podem ser coniventes, nem indiferentes, tampouco podem admitir alguma justificativa para os crimes de guerra. Nada os justifica!

Churchill provou que é possível tratar a população civil de um modo bem diferente, tornando-se um paradigma de decência, honra e humanidade.

https://www.instagram.com/p/C32bzfarome/?igsh=MWV1em5pbmN6b3JwZw==



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //