Tecnologia

Marcha virtual pela ciência no Brasil será realizada ao longo do dia 7 de maio

Objetivo da manifestação é chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de covid-19.

03/05/2020


Imagem meramente ilustrativa

Portal WSCOM



A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e entidades de todo o País ligadas à CT&I realizam a Marcha Virtual pela Ciência no Brasil. O objetivo da manifestação é chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas. A manifestação será realizada ao longo do dia 7 de maio e com atividades pelos canais da SBPC no Facebook e no YouTube.

A atividade recebe o apoio do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia e da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB).

Serão realizados dois painéis de debates no dia 7 de maio – um dedicado à pandemia da covid-19 e o outro abordando o financiamento da ciência brasileira. Além dos seminários online, as entidades promoverão duas ondas de tuitaços no dia, um às 12h e outro às 18h, com as hashtags #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência.

 

A manifestação será realizada ao longo do dia 7 de maio e com atividades pelos canais da SBPC no Facebook e no YouTube.

 

A Marcha Virtual pela Ciência no Brasil terá como destaques:

– a importância do isolamento social, recomendado pela OMS, sociedades científicas e da área da saúde, cientistas, médicos e especialistas;

– a crise da ciência no Brasil e a redução drástica dos recursos para CT&I, em particular recursos que ajudem no enfrentamento da grave crise sanitária e econômica;

– o desmonte dos sistemas públicos de educação e saúde, em particular pela ação da Emenda Constitucional 95, e as ameaças antidemocráticas à liberdade de ensino e pesquisa;

– e a necessidade de enfrentar a crise econômica com medidas emergenciais e de longo prazo, que apoiem, em particular, as camadas mais pobres e vulneráveis da população e reduzam a desigualdade social e econômica do País.

Ao longo da semana que antecede a manifestação, a SBPC divulgará vídeos e depoimentos escritos de todos os amigos da ciência convocando para a Marcha.

Todos podem participar desta etapa da campanha de produção de depoimentos curtos. Algumas sugestões de perguntas que os participantes podem responder:

  • Por que a ciência é importante para o enfrentamento da pandemia?
  • Por que o isolamento social é uma ação fundamental neste momento?
  • Que outras medidas devem ser adotadas?
  • Se a ciência brasileira tivesse um orçamento mais adequado, poderíamos estar melhor preparados para o enfrentamento da pandemia?
  • Como a sua pesquisa contribui para o conhecimento e enfrentamento do coronavírus?

O vídeo deve ter duração de 30 segundos a um minuto. O participante deve se apresentar brevemente no início – nome, atividade que desenvolve e que instituição representa. O depoimento pode ser gravado em celular mesmo, em alta definição, com o aparelho na horizontal. Todos os vídeos da campanha serão disponibilizados em uma playlist na TV SBPC, no YouTube, e nas redes sociais da SBPC (Facebook, Twitter e Instagram: @SBPCnet).

Alternativamente, é possível também enviar uma declaração por escrito, em uma frase com até 120 caracteres. Neste caso também solicitamos que a pessoa envie uma breve apresentação – nome, atividade que desenvolve e que instituição representa – junto ao seu depoimento. E se desejar, seu endereço nas redes sociais, para linkarmos.

Os depoimentos podem ser enviados para o e-mail oficial da Marcha Virtual pela ciência: [email protected]


Em respeito a Legislação Eleitoral, os comentários estão temporariamente suspensos.