Futebol

Maracanã tem muro pichado e improviso antes de clássico

Vandalos


02/06/2013

 Luz, câmera e a primeira ação de vândalos no novo Maracanã. Na madrugada deste domingo, horas antes do amistoso entre Brasil e Inglaterra – que servirá como evento-teste para a Copa das Confederações – parte do muro do estádio foi alvo de pichações com palavras como “Fora” e “Maraca pro povo”, próximo às bilheterias ao lado da estátua do Bellini. Nos arredores, por volta de 1h30m, o movimento de operários das obras era quase nulo. O trabalho ficou a cargo de garis que limpavam as calçadas, caminhões que recolhiam entulhos, ajustes finais e improvisos em alguns portões e calçadas incompletas.

Por volta de 1h, avisos luminosos da CET-Rio já comunicavam as restrições e mudanças de trânsito próximo ao Maracanã neste domingo. Diversas tendas instaladas do lado de fora do estádio indicam as entradas de camarotes e do público em geral. A torcida inglesa terá acesso pela Rua Professor Eurico Rabello, no local apontado como “Entrance England Fans” (entrada de torcedores ingleses).
 

Poucas horas antes do teste do Maracanã e também da seleção de Felipão, o estádio estava iluminado e com resquícios de improvisos. Na Avenida Radial Oeste, alguns funcionários tentavam encaixar um portão onde parte do calçamento ficou incompleto, com concreto, cimento e terra. Próximo à rampa da UERJ eram feitos os últimos ajustes em uma passarela, ainda com diversos tapumes e entulhos espalhados pelo chão.

Desde às 17h deste sábado o estacionamento nas vias do entorno está proibido. Durante a madrugada deste domingo, viaturas da Guarda Municipal e Polícia Militar já estavam no local, e monitoravam a movimentação dos veículos. Nesse domingo, as principais ruas começarão a ser fechadas para carros a partir das 10h.

Durante o dia de sábado, operários davam os últimos retoques dentro e fora do estádio. A Secretaria Municipal de Obras (SMO) do Rio de Janeiro garantiu que não haverá problemas para o amistoso entre Brasil e Inglaterra:
– Domingo não teremos mais obras. Todas as frentes estarão concluídas para os jogos oficiais – afirmou a assessoria de imprensa da SMO, por email.

Cerca de 1.500 operários trabalharam em três turnos nos últimos dias para entregar o Maracanã em condições de realizar a partida de reinauguração. Por causa das obras no entorno, a Justiça chegou a suspender o jogo, alegando falta de segurança. Porém, o governo do estado conseguiu derrubar a liminar. O governador Sergio Cabral garantiu que o público não terá problemas e contará com total segurança.

A partida entre Brasil e Inglaterra começa às 16h de domingo, com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM, TV Globo e SporTV.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.