Política

Máquinas de hemodiálises encaixotadas no Santa Isabel pautam discussão na Câmara

NA CÂMARA FEDERAL


08/07/2016



Os problemas na saúde de João Pessoa foram pauta da reunião da Comissão de Seguridade Social e Família, na Câmara Federal. O deputado Wilson Filho (PTB) fez o relato das inspeções realizadas na Capital paraibana na última segunda-feira (4) e disse que a situação dos hospitais continua crítica, pior do que a encontrada no ano passado durante a primeira visita dos deputados federais. A situação do Hospital Municipal Santa Isabel onde 40 máquinas de hemodiálise estão encaixotadas há quatro anos motivou discussões.

O deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), que participou da inspeção realizada em João Pessoa no ano passado, lamentou o problema vivenciado pelos pessoenses. “Essa cena de um prédio com as máquinas adquiridas todas dentro de caixas e vencidos os prazos de garantia foi uma cena que nos fez constatar ao vivo uma máxima que diz que falta gestão de saúde, pois aqueles equipamentos são caros, não caíram do céu, saíram dos impostos dos paraibanos e de todos os brasileiros”, comentou.

Wilson Filho disse que há 10 meses a Comissão realizou visitas aos mesmos hospitais municipais (Santa Isabel e Ortotrauma de Mangabeira). “O que constatamos agora é que compromissos que foram feitos naquela época não foram cumpridos por parte do poder público. Diversas irregularidades foram encontradas sem qualquer alteração, a exemplo das 40 máquinas de hemodiálise paradas no Hospital Santa Isabel”, destacou.

Entre as irregularidades encontradas estão: sala de cirurgia fechada, superlotação em enfermaria e pacientes aguardando por cirurgia há mais de um mês no Hospital de Ortotrauma de Mangabeira. A presidente da Comissão, Conceição Sampaio (PP-AM), informou que as visitas técnicas resultarão em um documento e em novas recomendações à gestão municipal.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //