Saúde

Mais Médicos registra outros 277 cubanos no programa nesta quinta

PROGRAMA NACIONAL


11/08/2016

Um novo grupo de médicos cubanos receberam registro para participação do programa federal Mais Médicos. A chegada desses médicos já estava prevista para preenchimento de vagas desocupadas. Os nomes de 277 médicos cubanos foram publicados em uma portaria no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (11).

Primeira leva deixa o paíse em novembro
Os primeiros médicos cubanos que chegaram ao Brasil em agosto de 2013 para participar do programa federal Mais Médicos devem deixar o país em novembro. Já estava previsto que o grupo de 2.400 profissionais teria um contrato de três anos, que se encerraria em julho.

No mês passado – em reunião entre o Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e representantes do governo de Cuba – a permanência dos médicos no país foi prorrogada até novembro para garantir a "continuidade do atendimento à população nas cidades durante o período eleitoral e dos Jogos Olímpicos".

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, atualmente a pasta está em negociação com a Opas e com o governo de Cuba para definir o futuro da parceria.
Atualmente, existem 11.429 médicos cubanos trabalhando no país e o fim iminente do contrato se refere somente aos primeiros 2.400 profissionais que chegaram ao Brasil.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //