Saúde

Mais Médicos começa no DF com metade dos profissionais previstos

Mais Médicos


09/09/2013



O primeiro dia do programa Mais Médicos no Distrito Federal teve início nesta segunda-feira (9) com o comparecimento de menos da metade dos profissionais designados para atuar na capital. Dos 15 profissionais selecionados para atuar no DF, apenas sete compareceram ao trabalho.

Na semana passada, seis médicos já não haviam se apresentado à Secretaria de Saúde. Dos nove restantes, dois não compareceram neste primeiro dia de atendimento. A pasta informou que o Ministério da Saúde concedeu prazo até quinta-feira (12) para os profissionais se apresentarem. Só então será feita uma avaliação sobre a possível reposição de profissionais.

Os médicos que se apresentaram nesta segunda começaram a atender pacientes nas unidades do Gama, Ceilândia, Recanto das Emas, Santa Maria, Brazlândia, Riacho Fundo e Samambaia.
Na semana passada, eles participaram de atividades de preparação e conheceram a rede pública. Todos os profissionais selecionados se formaram em faculdades do DF e receberão salário de R$ 10 mil pagos pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Sudo, os médicos atendem pessoas de todas as idades. “Eles são generalistas, atendem crianças, mulheres, grávidas, hipertensos, diabéticos, todos os problemas que a pessoa possa ter”, disse.

O programa

O Mais Médicos foi lançado pelo governo federal para aumentar a oferta de profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS) em curto prazo. Para os médicos formados, o programa prevê, entre outras condições, a assinatura de um termo de compromisso com o governo para a atuação na localidade escolhida.

Para os estudantes de medicina, o programa estabelece um período obrigatório de atuação de dois anos no SUS (veja quadro ao lado).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //