Cursos e Eventos

Mais de 30 mil participam da segunda noite do São João da Capital

na segunda noite

23/06/2013


A segunda noite do São João Pra Valer, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), levou uma multidão ao Ponto de Cem Réis para o bom e velho arrasta-pé. As atrações deste sábado (22) – Nando Cordel, Ton Oliveira, Renata Arruda e Chico Salles – mantiveram o público animado durante mais de seis horas de festa. O Circuito do Forró, que compreende o Ponto de Cem Réis, a Avenida Duque de Caxias, a Praça Rio Branco e a Praça Dom Adauto recebeu mais de 30 mil pessoas, conforme estimativa da Polícia Militar.

“João Pessoa tem um grande São João, um dos melhores do Nordeste. Ampliamos a festa criando espaços diversos e o público está comparecendo. O circuito do forró tem uma paisagem belíssima de nosso Centro Histórico e cada espaço oferece uma atração cultural diferente. Nós investimos na diversidade musical para que todos possam se divertir. E quem não quiser vir ao Centro, pode aproveitar a festa nos polos instalados nos bairros – Feirinha de Tambaú, Ernesto Geisel, Mangabeira, Padre Zé e Bairro dos Novais”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

As grandes canções de artistas como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Antônio Barros e Ceceu – que são os homenageados deste ano – foram interpretadas pelos cantores que se apresentaram no Ponto de Cem Réis. Já era madrugada deste domingo (23) quando o cantor e compositor Nando Cordel subiu ao palco, contagiando o público, que dançou e pulou a noite toda.

A música “Hoje é dia de folia”, composta pelo artista e sucesso na voz de Xuxa, abriu o show, que contou com temas como “Doido pra te amar” e “Você endoideceu meu coração”, um dos pontos altos da noite. “Vocês são maravilhosos”, repetiu o cantor ao público em interação constante ao longo apresentação.

O show de Ton Oliveira mostrou, através das músicas e dos figurinos, a valorização às raízes nordestinas e à Paraíba. O público conferiu um grupo de dançarinos de xaxado ao som de “Paraíba masculina”, com direito à figurino completo. “Estamos homenageando nosso rei do Baião Luiz Gonzaga”, disse o cantor ao público. Ele também apresentou seus sucessos, como “Paraíba joia rara”, “Deus de barro” e “Falta um boi vaqueiro”.

Renata Arruda, conhecida pela sua versatilidade de interpretar MPB, Pop e até músicas de Carnaval, foi a segunda atração do São João Pra Valer deste sábado (22) e empolgou o público com um show de forró. “Estou muito feliz de estar mais uma vez participando dos eventos da Prefeitura de João Pessoa. Quero usar minha voz para destacar as principais composições deste ritmo tão importante para nossa Paraíba, que é o forró”, disse a artista antes de subir ao palco.

Quem abriu a noite foi o cantor Chico Salles. “Esta foi a minha primeira vez no São João de João Pessoa e estou muito contente com a apresentação. Temos uma agenda corrida de shows neste mês, venho de Campina Grande e de Sousa e ainda vou para o Rio de Janeiro e Brasília, mas é sempre um prazer estar em João Pessoa”.

Público aprova – Além das atrações culturais oferecidas pela Prefeitura de João Pessoa, o público também elogiou a organização da festa e a estrutura. Marcelo e Luciana de Oliveira sempre viajam para outras cidades nesta época do São João, mas neste ano resolveram ficar em João Pessoa. “A festa está muito bonita, organizada e segura. Trouxemos nossas filhas e elas também estão se divertindo”, disse Marcelo.

Já o casal José Barbosa e Isabel Cristina não perde o São João da cidade nenhum ano. “O evento está cada vez melhor. O bom é que também é uma festa para a família. É bonita de se ver e nos dá segurança, o que é muito importante. Com certeza nós vamos voltar nos outros dias”, afirmou José Barbosa. O São João Pra Valer se estende até o dia 29 e tem o apoio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste.

Circuito do Forró – Além dos shows de grandes artistas no Ponto de Cem Réis, a população tem acesso, neste ano, a uma série de atrações ao longo do Centro Histórico da Capital. Há trios de forró-pé-de-serra na Praça Rio Branco e na Avenida Duque de Caxias, das 18h às 21h, animando quem está nas barracas de comidas típicas e bebidas.

Já na Praça Dom Adauto acontecem até esta terça-feira (25) os desfiles das Quadrilhas. Ao lado, foi criado um novo espaço este ano, a Vila Gastronômica, que reúne três bares e lanchonetes para dar mais opções de lazer aos festejos.

“Nosso São João está um sucesso. Nós montamos uma programação eclética para atender a todos os públicos. Em torno de 90% das atrações são referentes à nossa cultura popular. Procuramos trazer artistas que valorizam as raízes de nosso povo e que não interpretam canções que prejudicam a imagem da mulher”, afirmou o secretário executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity.

Ele destacou a questão da segurança, com a revista das pessoas que entram no Ponto de Cem Réis, por meio de detector de metais, e a utilização de câmeras de monitoramento. “Este é um evento para a família e estamos tornando-o o mais seguro possível”.

Gastronomia – A Vila Gastronômica é formada pelos estabelecimentos Companhia do Chopp, Sama Praia e Bessa Grill. A proprietária da Companhia do Chopp, Oza Laís, disse que a novidade do espaço trouxe mais oportunidades de negócios. “Por haver festa de São João no Centro, geralmente o movimento cai nos bares da praia, neste período, mas com a criação da Vila Gastronômica, podemos estar perto de onde o povo está”.

O gerente do Bessa Grill, William Pena falou que o movimento está grande e que as pessoas estão gostando do novo espaço. “Trouxemos toda nossa estrutura do bar para cá. O cardápio é o mesmo e os preços também”, contou ele.

Quadrilhas – A Quadrilha Junina Lajeiro Seco foi a campeã do concurso, na noite deste sábado (22), levando o primeiro lugar do grupo A. Em seguida estão Fazenda Junina Fogueirinha e Fazenda Junina Lampião. Flávio Souza, um dos integrantes da Lajeiro Seco, que já ganhou seis vezes o concurso, disse que sempre é uma satisfação poder participar e levar o prêmio maior. “Já estou na quadrilha há oito anos e é sempre uma sensação maravilhosa fazer parte deste grupo”.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você