Entretenimento

Maestro Chiquito se apresenta com Orquestra em JP


28/07/2018

Com um repertório que vai do maracatu ao jazz de Glen Miller, o maestro Francisco Fernandes Filho (Chiquito), se apresenta na regência com a Orquestra da Secretaria de Educação do Município (Sedec) neste domingo (29), às 16h30, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é aberta ao público de todas as idades.

De acordo com o coordenador, professor e músico, Rômulo Albuquerque, a orquestra surgiu no ano de 2016 e é composta atualmente por cinco saxofonistas, cinco trombonistas, cinco trompetistas, um baterista, quatro percussionistas, um contrabaixista e um maestro. Ela nasceu com a proposta e característica de “big band”, uma expressão da língua inglesa que significa um grande grupo instrumental ligado ao jazz.

No repertório desta apresentação, a Orquestra da Sedec toca músicas com arranjo do maestro Chiquito, como é carinhosamente chamado pelos seus alunos e amigos. Na sequência, eles apresentam “Maraca Eu”, uma composição autoral do maestro, e ainda “Jacksolândia”, uma seleção musical de vários autores, Chega de Saudade (Tom/Vinícius), com arranjo de maestro Duda, Nostalgia no 5, também uma seleção musical de vários autores, e ainda um forrozinho “swingado” dos 3 do Nordeste, Sucessos do Caboclo. O concerto da big band da Sedec será finalizado com uma música de Joe Garland e Andy Razaf intitulada “In the Mood” e uma seleção D’Elineio (Elino Julião/M. Holanda).

O maestro – Francisco Fernandes Filho, o maestro Chiquito, é paraibano de Santa Luzia. Fundou bandas de músicas em colégios e participou de bandas de baile, além de integrar a tradicional Banda 23 de Maio de Santa Luzia, onde aprendeu as primeiras notas musicais com o maestro Ernani da Veiga. Ele é graduado em música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em trompete (Piston), com o professor Gerard Hostein. Tocou na Banda 5 de agosto e na Orquestra Sinfônica da Paraíba, mantendo-se vinculado até os dias de hoje.

Fundador da Metalúrgica Filipéia, no formato Big Band, é reconhecido no meio musical por ter se tornado um grande arranjador musical. Participou da fundação de vários grupos na Paraíba: Clã Brasil, Orquestra PB/Jazz, Orquestra Sanfônica do Cariri, Orquestra Toque de Vida, Charanga Baraúna, Conjunto os Gênios. Hoje, o Maestro é coordenador do Coro Sinfônico da Paraíba e suas criações mais recente são: o grupo Fulô Mimosa e a Orquestra Sedec. Sua vida foi contada no livro-reportagem “Maestro Chiquito: O Metalúrgico dos Sons”, escrito pelo jornalista e compositor Adeildo Vieira.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //