Cultura

Maestro Chiquito destaca importância de paraibano na fundação da Orquestra Sinfônica Brasileira, há 80 anos

18/08/2020


Maestro Chiquito (arquivo)

Por Redação / Portal WSCOM



A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) completou 80 anos nesta segunda-feira (17). A OSB foi fundada em 1940 pelo Maestro José Siqueira, paraibano natural do município de Conceição, no Alto Sertão, e foi a primeira do país a fazer turnês internacionais. Participou de momentos históricos do país, como a inauguração de Brasília.

Em contato com o Portal WSCOM, o maestro paraibano Chiquito, destacou a participação do paraibano na fundação e criação da OSB. Ele lembrou que a orquestra também participou e desenvolveu projetos de popularização da música, como os Concertos da Juventude e o Projeto Aquarius.

Ela é formada por 62 músicos e dirigida por Ana Flávia Cabral Souza Leite.

“A respeito das reportagens sobre a Orquestra Sinfônica, eu fiquei com dois sentimentos, um de revolta e outro de orgulho. A revolta por não lembrarem quem foi o fundador da Orquestra Sinfônica Brasileira. E, o orgulho em saber que foi um paraibano, de Conceição, Maestro José Siqueira, que em 1940, fundou a Orquestra Sinfônica Brasileira, criou os Concertos para Juventude, Concertos dominicais no Cine Rex, que o povo chamava de ‘Missa Sinfônica’, os concursos de composição, os concursos para jovens solistas, os grandes concertos, os cursos de cultura musical para o povo, os cursos de estética musical para pianistas, as turnês, os concertos em clubes como Fluminense e Botafogo e Ginásio Português para o público, entre várias outras coisas que ele criou, a exemplo da Ordem dos Músicos, por exemplo”, pontuou.


Em respeito a Legislação Eleitoral, os comentários estão temporariamente suspensos.