Política

Lula se reúne com Hugo Motta em meio a tensão sobre emendas parlamentares

Tensão sobre emendas, após bloqueio de verbas pelo ministro Flávio Dino, marca agenda de Brasília no final de ano


28/12/2024

José Guimarães, Alexandre Padilha, Lula e Hugo Motta (Foto: X/@guimaraes13PT)

Brasil 247

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na manhã desta sexta-feira (27), na Granja do Torto, em Brasília, com o provável futuro presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). O encontro também contou com a presença do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, conforme revelou Guimarães em uma postagem nas redes sociais.

A reunião ocorre um dia após Lula se encontrar com o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e em um momento marcado por um impasse envolvendo o bloqueio de emendas parlamentares, determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Enquanto o “Centrão” pressiona pela liberação de verbas, o STF exige critérios rigorosos de transparência e rastreabilidade no repasse dos recursos.

De acordo com Guimarães, a reunião desta sexta-feira foi uma oportunidade para discutir “projetos para 2025”. Contudo, a principal questão em pauta é a liminar concedida pelo ministro Flávio Dino, do STF, que suspendeu o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão. Dino justificou sua decisão afirmando que a Câmara ainda não atendeu às determinações da Corte para assegurar maior controle e transparência na destinação das emendas.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.