Política
Lula retornará à Paraíba na próxima semana para vistoriar obras da transposição, confirma prefeito
De acordo com o gestor, a informação foi repassada por integrantes do cerimonial do governo federal.
14/05/2025

Lula na Paraíba ao experimentar água dessalinizada após transposição do Rio São Francisco - Ricardo Stuckert
Portal WSCOM
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve desembarcar na Paraíba na próxima quarta-feira (21), para acompanhar de perto o andamento das obras do Ramal do Salgado, parte do projeto de transposição do Rio São Francisco. A confirmação foi feita pelo prefeito de Cachoeira dos Índios, Alyson Francisco (PP), por meio das redes sociais.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
De acordo com o gestor, a informação foi repassada por integrantes do cerimonial do governo federal, que estiveram no município nesta terça-feira (14) para alinhar os detalhes da visita. “Recebemos a confirmação da equipe do cerimonial. A visita acontecerá no dia 21”, informou o prefeito.
Essa será a terceira viagem oficial de Lula à Paraíba durante seu atual mandato. A última visita ocorreu em agosto de 2024, quando o presidente participou da inauguração de um trecho do Canal Acauã-Araçagi e anunciou investimentos por meio dos programas Minha Casa, Minha Vida e Novo PAC. Antes disso, em março de 2023, Lula esteve em Santa Luzia, no Sertão, para inaugurar o primeiro complexo híbrido de energia solar e eólica autorizado pela Aneel.
O Ramal do Salgado, obra que Lula deve inspecionar, terá 36 quilômetros de extensão e ligará Cachoeira dos Índios (PB) a Lavras da Mangabeira (CE), desaguando no Rio Salgado. Já o Ramal do Apodi, também vinculado à transposição, levará águas do Eixo Norte até o reservatório Angicos, no Rio Grande do Norte, passando pela estrutura de controle do Reservatório de Caiçara, na Paraíba. A extensão desse ramal é de 115 quilômetros.
As águas do São Francisco entram na Paraíba por dois eixos: o Eixo Leste, que atende municípios do estado e de Pernambuco; e o Eixo Norte, que também abastece localidades no Ceará e no Rio Grande do Norte.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.