Política
Sem Bolsonaro, Lula lidera em todos os cenários para 2026; Gusttavo Lima surpreende e é maior opositor em 2º turno
03/02/2025
Portal WSCOM
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários de segundo turno para a eleição presidencial de 2026, de acordo com levantamento realizado pelo instituto Quaest. No entanto, sua rejeição chega a 49%, evidenciando uma divisão expressiva no eleitorado brasileiro.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (3), analisou seis possíveis confrontos eleitorais. Em todos eles, Lula sairia vitorioso contra nomes da direita e do centro-direita, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o cantor Gusttavo Lima (Sem partido), o empresário Pablo Marçal (PRTB), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
O nome mais competitivo contra Lula é Gusttavo Lima, que aparece com 35% das intenções de voto, contra 41% do atual presidente. Os demais adversários apresentam percentuais menores:
- Lula 44% x 34% Eduardo Bolsonaro
- Lula 44% x 34% Pablo Marçal
- Lula 43% x 34% Tarcísio de Freitas
- Lula 45% x 28% Romeu Zema
- Lula 45% x 26% Ronaldo Caiado
A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro, entrevistando 4.500 eleitores de todas as regiões do país. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos.
Rejeição
Apesar da liderança, Lula enfrenta cenário onde 49% dos entrevistados afirmam que não votariam nele de forma alguma, enquanto 47% dizem que votariam no petista.
O levantamento também revela a rejeição de outros possíveis candidatos. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aparece como o mais rejeitado, com 56% de desaprovação. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 53% de rejeição, enquanto Gusttavo Lima atinge 50%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 52% e Eduardo Bolsonaro com 55%.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro registra 49% de rejeição, percentual maior que o de Tarcísio de Freitas (32%) e Pablo Marçal (42%). Já governadores como Romeu Zema (62%) e Ronaldo Caiado (68%) são mais desconhecidos pelo público do que efetivamente rejeitados.
Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados citam um nome sem receber opções, Lula e Jair Bolsonaro aparecem empatados, com 9% cada. Gusttavo Lima e Pablo Marçal registram 1% cada. No entanto, Bolsonaro não foi incluído na pesquisa estimulada por estar inelegível.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.