Política

Lula e Blinken concordaram sobre a urgência do Estado palestino

Presidente ainda defendeu a reforma do Conselho de Segurança da ONU, do qual os Estados Unidos fazem parte e possuem poder de veto, e Blinken apoiou


21/02/2024

Elizabeth Bagley, Antony Blinken, Lula e Celso Amorim (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Brasil 247

O presidente Lula (PT) recebeu nesta quarta-feira (21) o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, em uma reunião no Palácio do Planalto. O encontro, que durou 1 hora e 50 minutos, teve como assunto diversos temas, incluindo o genocídio do povo palestino promovido por Israel na Faixa de Gaza.

 

Segundo comunicado emitido pelo Planalto, “o presidente Lula reafirmou seu desejo pela paz e fim dos conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Ambos concordaram com a necessidade de criação de um Estado Palestino”.

 

Ainda de acordo com o comunicado, o presidente defendeu a reforma os órgãos de governança global, incluindo o Conselho de Segurança da ONU, do qual os Estados Unidos fazem parte e possuem poder de veto. Blinken concordou. “Blinken reafirmou apoio ao Brasil na presidência do G-20 e elogiou a escolha dos temas para a Cúpula do Rio Janeiro: reforma da governança global, combate à fome e à miséria e transição energética.

 

O presidente Lula reiterou a necessidade de reformar os organismos financeiros internacionais e o Conselho de Segurança da ONU, no que foi apoiado pelo seu interlocutor”.

 

Leia na íntegra o comunicado: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta quarta-feira (21), no Palácio do Planalto, a pedido, o secretário de Estado Antony Blinken. Na reunião foram abordados os principais temas da agenda bilateral e internacional, em particular a do G20. A reunião, que durou uma hora e cinquenta minutos, foi acompanhada pelo assessor especial, embaixador Celso Amorim; e pela embaixadora estadunidense no Brasil, Elizabeth Bagley.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //