Política

Luiz Couto homenageia Dom José Maria Pires pelo 97º aniversário

Aniversário


16/03/2016



O aniversário de 97 anos do arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, foi lembrado em discurso proferido pelo deputado federal Luiz Couto (PT-PB) nesta terça-feira, 15, na Câmara dos Deputados.

O parlamentar, que também é padre, destacou que Dom José é dotado de uma fé incomum, assumiu sua ação pastoral em favor dos pobres, e por seu testemunho foi alvo de diversos tipos de perseguições. "Sua condição especial de bispo negro e adepto da teologia da libertação e sua coragem evangelística, tornou-se um símbolo de resistência, dentro e fora da igreja", comentou Couto.

Em seu pronunciamento, Luiz Couto elogiou diversas qualidades de Dom José, a quem chamou de mestre e irmão, e também a quem agradeceu por muitos ensinamentos compartilhados. "Ele marcou meu ministério sacerdotal com a força da glória de Deus que emana de seu ser.

Nunca me esquecerei dos ensinamentos em que descrevia que a Justiça não pode ser fonte de opressão e de terror. Em sua primeira visita ao Poder Judiciário do Estado da Paraíba, em 30 de março de 1966, decretou: que, na minha entrada nesse templo augusto do direito, se verifique mais uma vez a predição do Livro Sagrado: o ósculo trocado entre a justiça e a paz assinale nosso primeiro encontro oficial".

Dom José Maria Pires nasceu no distrito de Córregos no dia 15 de março de 1919 e aos 11 anos entrou para o seminário, ordenando-se padre aos 22, em Diamantina.

Foi o terceiro bispo de Araçuaí e o quarto arcebispo da Paraíba, de onde atualmente é arcebispo emérito, além de ser o bispo mais antigo (em ordenação episcopal) do Brasil.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //