Saúde
Luiz Couto discute com Ministra Nísia Trindade temas ligados ao universo da Saúde
17/03/2023
Ainda repercute a agenda do deputado federal Luiz Couto (PT-PB) na quarta-feira (15/3) se reunindo com a ministra da Saúde – Nísia Trindade para tratar dos temas relacionados com a saúde.
O deputado conversou com a ministra e se inteirou de como estão as políticas públicas para saúde Indígena, Saúde Mental, Saúde da População Negra e a Importância do trabalho das mulheres Doulas.
Falou dos cortes significativos das verbas destinadas à saúde indígena no Projeto de Lei Orçamentaria Anual (PLOA/2023), e no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentaria (PLDO/2023) e os problemas identificados no corte de 59% no orçamento da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).
Segundo o deputado, é preciso ter uma atenção especial em políticas públicas de vigilância para a saúde e de manutenção integral de profissionais da saúde em distritos sanitários indígenas a fim de salvaguardar, de fato, o direito à saúde dessas populações vulneráveis.
O deputado chama atenção para a política de saúde mental que ficou esquecida no governo Bolsonaro. “Houve um desaparelhamento governamental do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas isso precisa ser revisto com urgência.
Quero aproveitar esse encontro com a senhora para entregar um relatório feito pelo Comitê Técnico Estadual de Saúde da População Negra”.
Um outro assunto da conversa com a ministra foi uma solicitação do deputado para que o ministério da saúde veja o Projeo de Lei N⁰ 3.946/2021 que trata das regras e requisitos para a profissão das doulas e está em análise na Câmara dos Deputados”.
A ministra ouviu atentamente o parlamentar, e afirmou que o ministério está sendo recomposto em relação ao orçamento, e que a PEC da transição ajudou muito e várias políticas públicas já estão sendo executadas e citou como exemplo o hospital, em caráter emergencial para cuidar da saúde dos povos indígenas yanomami. “É um esforço gigantesco para ter orçamento e sabemos que no governo anterior foi uma destruição total”, Disse.
“Na saúde da população negra já avançamos muito. Temos hoje uma política de combate ao racismo que considero fundamental” e vamos avançar implementar redes de apoio no cuidado da saúde”, Encerrou.
Couto agradeceu a recepção e disse que coloca o gabinete à disposição e reafirmou que o orçamento dele terá atenção especial para saúde da população paraibana.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.