Política

Luiz Couto declara apoio à PEC 361, que deixa Polícia Federal nos moldes do FBI

PARLAMENTAR DA PB


15/06/2016

A proposta é de aumentar a eficácia da Polícia Federal, nos moldes do FBI. Com a proposta, a Carta Magna será alterada com novas diretrizes para organização da Carreira Policial Federal e para a valorização de seus integrantes.

A proposta mantém as atuais atribuições do órgão policial, estabelecendo a existência da carreira e cargo únicos. Essa é uma providência importante para dar coesão ao contingente policial, implicando em uma formação inicial padronizada que será desenvolvida em especialidades ao longo da carreira.

Essas especialidades correspondem às atribuições policiais de naturezas: (1) investigativa e judiciária, (2) operacional e administrativa, e (3) técnico e cientifica.

Com a nova lógica de desenvolvimento profissional, espera-se que o policial se especialize ao longo de sua carreira, o que trará benefícios para o atingimento dos objetivos maiores desse órgão policial.

Diretrizes

1- O ingresso e a elaboração das atribuições dos integrantes da nova carreira;
2- A existência de critérios de promoção e de acesso aos cargos de chefia por meio do mérito e da antiguidade, elementos essenciais para a organização de uma carreira típica de Estado;
3- A realização de opção pelos atuais integrantes da carreira e dos cargos, garantindo todos os direitos, inclusive o de optar pelos seus cargos atuais, que entrarão em extinção;
4- A garantia para os inativos e pensionistas ao novo enquadramento, correspondente ao da concessão dos benefícios, vedada qualquer redução dos valores recebidos;
5- O estabelecimento de critérios para a nomeação de funções de chefia que atendam às características peculiares das funções sob o ponto de vista da natureza do trabalho: investigativa e judiciária, operacional e administrativa, técnica e científica da carreira policial. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //