Política
Lucas Ribeiro participa de encontro preparatório da COP 30 e reforça compromisso da Paraíba com a agenda climática
13/08/2025

Da Redação
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, representou o governador João Azevêdo, nesta quarta-feira (13), na XVII Reunião do Fórum Nacional de Governadores, realizada no Parque da Cidade, em Belém (PA). O encontro reuniu chefes de Executivos estaduais e representantes do Distrito Federal para discutir a participação brasileira na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), marcada para ocorrer de 10 a 21 de novembro na capital paraense.
Em sua fala, Lucas Ribeiro destacou a importância do evento e defendeu que as negociações realizadas durante a COP sejam transformadas em resultados concretos.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
“Esperamos que os acordos e tratativas realizados aqui em novembro sejam efetivados pelo bem do meio ambiente e do futuro do planeta. É a primeira vez que uma COP será realizada na Amazônia, e isso tem um significado enorme para o mundo. A Paraíba está aqui para colaborar com a realização do evento e também trazer, em conjunto com os estados do Nordeste, pautas relevantes que terão desdobramentos em reuniões previstas para setembro”, afirmou.
O vice-governador também ressaltou que a Paraíba levará à conferência projetos estruturantes e inovadores que reforçam seu papel de destaque no cenário nacional da sustentabilidade, como o Sertão Vivo, o Procase II, o PB Rural Sustentável, além de iniciativas como o Fundo Caatinga e o Empreender Solar.
Durante o Fórum, a comitiva paraibana foi recepcionada pelo governador do Pará, Helder Barbalho, anfitrião da conferência, e teve contato com o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da Comissão Nacional da COP 30 e negociador-chefe do Brasil nas conferências do clima.
A secretária estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, também participou da reunião. Ela destacou a prioridade dada pela gestão à Caatinga como aliada no combate às mudanças climáticas, além do avanço da transição energética no estado.
“A priorização da Caatinga como agente fundamental na captura de carbono é uma das temáticas que estamos trabalhando, junto a projetos sustentáveis como o Sertão Vivo e o Cooperar. Também temos potencialidades na transição energética, com investimentos em energia eólica e solar que colocam a Paraíba na vanguarda da agenda climática”, disse.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.