Cultura

Live-show de Luedji Luna marca comemoração do Dia da Consciência Negra

16/11/2020


Portal WSCOM



O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, vai ser lembrado na Paraíba com uma live-show da cantora Luedji Luna. A ação faz parte de uma programação mais ampla ao longo do mês, que este ano trabalha o tema ‘Por uma Paraíba Antirracista’ e inclui a inauguração do Centro Estadual de Referência da Igualdade Racial – João Balula, o 2º do Nordeste e o 4º do país com atendimento multiprofissional para casos de racismo e intolerância religiosa.

A realização da live-show é do Governo do Estado por meio de parceria entre a Fundação Espaço Cultural com a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana (SEMDH). O evento virtual ocorre a partir das 20h30 no canal TV Funesc no YouTube.

Cantora e compositora baiana, Luedji Luna é um dos expoentes da música brasileira. Com dois álbuns, um EP e diversas parcerias lançadas já foi contemplada com o Prêmio Afro (2017) e pelo Prêmio Bravo na categoria Revelação (2018).

A artista apresenta o show Mundo, acompanhada por DJ Vitonez, Zudizilla e Stefanie MC. O repertório é composto por releituras remixadas de suas canções do disco ‘Um Corpo no Mundo’, produzidas e lançadas em parceria com DJ Nyack em 2019, além canções das participações especiais e músicas de referência para seu trabalho.

Dia da Consciência Negra – A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

A alusão à data foi criada em 2003 e incluída no calendário escolar – até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em aproximadamente mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais.


Em respeito a Legislação Eleitoral, os comentários estão temporariamente suspensos.