Cultura
Literatura de cordel é declarada patrimônio cultural imaterial da Paraíba
03/04/2025

Da Redação / Portal WSCOM
A literatura de cordel foi oficialmente reconhecida como patrimônio cultural imaterial da Paraíba. A medida está prevista na Lei nº 13.605, publicada na edição desta quinta-feira (3) do Diário Oficial do Estado (DOE-PB). A iniciativa é de autoria da deputada estadual Cida Ramos (PT) e foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), sendo sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB).
A nova legislação reconhece a importância do cordel como expressão artística vinculada à identidade e à memória cultural do povo paraibano. O texto cita a relevância histórica do gênero no estado, com destaque para a cidade de Pombal, terra natal de Leandro Gomes de Barros, considerado um dos precursores da literatura de cordel no Brasil.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
“O reconhecimento da literatura de cordel como patrimônio do estado é uma homenagem não apenas a Leandro Gomes de Barros, mas a todos os mestres e artistas que mantêm viva essa tradição. Valorizar o cordel é preservar a nossa história e identidade”, declarou Cida.
A deputada também afirmou que a proposta “representa não apenas uma valorização da herança cultural do estado, mas também um compromisso com a preservação, a educação e a valorização das tradições populares que formam a essência da identidade paraibana”.
Em 2018, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já havia concedido à literatura de cordel o título de patrimônio cultural imaterial brasileiro, reconhecendo sua relevância para o país como um todo.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.