Internacional
Líderes mundiais participam de funeral do papa Francisco no Vaticano
26/04/2025

Portal WSCOM
A cerimônia solene reuniu líderes mundiais de todos os continentes, refletindo a dimensão global do impacto do pontífice. Entre os presentes estavam o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acompanhado da primeira-dama Melania Trump, além do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente da França, Emmanuel Macron.
A Itália, país anfitrião, foi representada pela primeira-ministra Giorgia Meloni, enquanto o Reino Unido enviou o príncipe William, em nome da monarquia britânica. O Brasil também marcou presença com uma comitiva oficial, liderada pelo presidente Lula e pela primeira-dama Janja Lula da Silva e ministros de Estado.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Líderes de outras nações como Argentina, Canadá, Chile, Alemanha, Honduras, Hungria, Índia, Indonésia, Malásia, Bulgária e Geórgia também estiveram no Vaticano para prestar suas últimas homenagens, destacando a influência do Papa Francisco em temas como justiça social, paz, ecologia e diálogo inter-religioso.
A cerimônia foi marcada por forte comoção. Cânticos, orações e momentos de silêncio tomaram conta da Praça de São Pedro, criando uma atmosfera de união espiritual. Para muitos fiéis e autoridades, a despedida foi não apenas um momento de luto, mas também de profunda gratidão e reflexão sobre o legado de humildade, compaixão e humanidade deixado por Francisco.
O sepultamento encerrou um dos papados mais marcantes da história recente da Igreja Católica.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.