Paraíba

Líder governista destaca a importância social do ‘Sereias da Penha’

Social


22/11/2015



“Em um ano, simples donas de casa aprenderam uma profissão e se tornaram empreendedoras, exportando seus produtos para os Estados Unidos e países da Europa”. Com essa frase o vereador Marco Antonio (PPS) – líder do governo na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) – resumiu, neste domingo (22), a importância social do projeto ‘Sereias da Penha’, elaborado pela Prefeitura Municipal da Capital.

O vereador Marco Antonio foi o autor de um Título de Cidadão Pessoense outorgado ao estilista Ronaldo Fraga, que assina a coleção de biojoias das ‘Sereias da Penha’, em exposição na Estação das Artes Luciano Agra, no Altiplano. Com o nome de “Fúria da Sereia”, a nova coleção foi apresentada para a imprensa e convidados na noite da última quinta-feira (19). Na oportunidade, Ronaldo Fraga, apresentou aos paraibanos o mesmo desfile promovido no São Paulo Fashion Week (SPFW), em abril deste ano.

De acordo com o vereador Marco Antonio, o estilista é reconhecido no Brasil e no mundo inteiro, assina coleções nos mais importantes desfiles e eventos de moda, e, mesmo com uma agenda concorrida, se dispôs a passar meses capacitando artesãs pessoenses dos bairros da Penha, de Jacarapé, entre outras comunidades da Capital.

“Ronaldo Fraga se destaca entre os estilistas brasileiros por criar uma moda diferenciada, por coordenar e executar desfiles com produtos que valorizam a capacidade crítica e a cultura brasileira. E foi com esse método de trabalho, e visão aguçada, que ele enxergou aqui, em João Pessoa, uma oportunidade social impar: trabalhar em conjunto com artesãs locais, e difundir este trabalho nos quatro cantos desse país, e para terras além das nossas fronteiras. Através do seu esforço e do projeto Sereias da Penha, a vida dessas donas de casa foram transformadas”, disse Marco Antonio.

Emocionado, o estilista disse que a homenagem concedida pela Casa de Napoleão Laureano representa um amor correspondido. Segundo Ronaldo Fraga, as artesãs pessoenses se destacam por produzir biojoias diferenciadas, únicas, e impossíveis de serem encontradas em qualquer outro lugar do planeta.

“Esse projeto ‘Sereias da Penha’ serve de referência não só para João Pessoa ou para a Paraíba, mas para o Brasil. Ele é importante e me possibilitou vivenciar histórias particulares como dessas artesãs, porque cada uma dessas sereias tem a sua personalidade própria, que aparece em cada peça feita. Todas fazem um trabalho mágico”, frisou.

‘Sereias da Penha’

O projeto Sereias da Penha é uma iniciativa promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio do Programa João Pessoa Artesã (JPA), vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho, Produção e Renda. A iniciativa é uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e o Sebrae Paraíba.   



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //