menu

Música

01/12/2013


Liah Soares divulga seu CD em JP e CG

Finalista The Voice

A cantora, compositora e musicista paraense Liah Soares, finalista da primeira edição do reality “The Voice Brasil”, exibido pela TV Globo em 2012, brindará o público paraibano com dois shows, um em João Pessoa, no Chopptime, dia 4 de dezembro, e outro em Campina Grande, no Tapera Vip, em 5 de dezembro. Os shows fazem parte da turnê de divulgação de seu mais recente trabalho, o CD “Quatro Cantos”. Em seu repertório, a artista mostrará toda a versatilidade de sua bagagem musical através de composições próprias, bem como releituras de músicas emblemáticas do cancioneiro popular brasileiro.

A cantora se apresentará no formato acústico e com ‘loop" técnica que consiste em agregar às músicas, através de pedaleiras com recursos, trechos compostos para repetir continuamente, sem que se note descontinuidade. Sua virtuose nessa modalidade lhe rendeu o prêmio especial do júri quando representou o Brasil no 2º campeonato mundial de Loop Station da Boss, na cidade de Frankfurt, Alemanha, em 2012.

Em João Pessoa, antes de Liah subir ao palco do Chopp Time, haverá o show da banda paraibana ADZ – Que comemora o aniversário de dois anos da banda ao lado dos artistas paraibanos Geovan Morais, Escurinho e Os Gonzagas, às 20h.

Liah traz a música impressa em seu DNA desde criança. Nascida em Tucuruí, interior do Pará, a cantora aprendeu pelas mãos do pai, entre discos e ondas do rádio, o que é a boa música. Aos três anos de idade já mostrava a que veio em pleno coro da igreja de sua cidade natal. Aos onze já ganhava o primeiro violão e a total entrega à música acabou levando-a para o primeiro festival de música em sua trajetória, aos doze anos, onde dentre mais de 3000 músicas inscritas, ficou entre as 24 de destaque. Esta experiência rendeu-lhe a primeira vez em um palco, cantando para um grande público. Foi o suficiente para querer viver de sua arte para o resto da vida.

O desejo de voar mais alto a fez seguir para a casa dos tios em Santa Catarina, onde estudou violão clássico, tocou em bandas, bateu ponto em vários barzinhos e participou de mais festivais de música. “Foi uma época muito importante para a minha formação”, conta Liah; “tive contato e conheci vários estilos musicais, não só a obra de grandes compositores e intérpretes brasileiros como também artistas internacionais que passei a admirar”, conclui.

Quando lançou seu primeiro disco em 2004 pela EMI, Liah já era uma compositora de sucesso. Sua habilidade em escrever melodias com letras profundas e surpreendentes já havia chamado a atenção de muitos artistas e críticos do meio musical. Suas composições chegavam aos artistas através de “demos” que ela mesma gravava, e sua voz despertava em todos uma certa curiosidade em saber quem era aquela menina tão talentosa, que cantava, compunha e tocava tão intuitivamente. Foi assim que surgiu então o contrato da primeira gravadora. Sua voz chegou ao grande público com as baladas “Garotas Choram Demais” (primeiro single a tocar nas rádios de todo o Brasil) e com “Poesia e Paixão”.

Logo veio o convite do cantor italiano Tizziano Ferro para o duo na musica “Sere Nere”, do seu disco que seria lançado no Brasil e América Latina pela EMI. Após lançar o segundo disco “Perdas e Ganhos”, com músicas que fizeram parte da trilha das novelas Malhação (TV Globo) e Alta Estação (TV Record), Liah se muda para a cidade do Rio de Janeiro e inicia uma nova experiência de intercâmbio cultural com músicos cariocas.

Recentemente, a cantora participou de algumas coletâneas de discos (“Elas cantam Paul McCartney”, “Elas cantam Roberto Carlos” e “Tributo a Cazuza”) e também se apresentou ao lado de Maria Gadu na última edição do Criança Esperança, firmando-se cada vez mais no cenário musical brasileiro. Com seu álbum “Quatro Cantos”, lançado pela Som Livre em 2012, Liah emplacou a canção “Nossa Música”, que fez parte da trilha da novela “A Vida da Gente”, da TV Globo, com direção de Jayme Monjardim.

Consagrada nacionalmente através do The Voice Brasil e tendo alcançado o respeito e admiração de grandes músicos do cenário brasileiro, Liah espera um público caloroso em João Pessoa e Campina Grande.