Saúde

Levar comida de casa para o trabalho é uma boa opção

VANTAGENS


14/08/2017



Dieta saudável e economia financeira são alguns dos temperos que vêm junto com a marmita que você prepara em casa para levar ao trabalho. Boas escolhas nos alimentos e cuidados na hora do preparo vão fazer o sucesso do seu almoço.

A nutricionista Jéssica Lisboa, que integra a equipe multiprofissional do Espaço Viver Melhor, lugar onde são realizadas ações de promoção de saúde da Unimed João Pessoa, dá dicas para ajudar na escolha e no preparo dos alimentos.

Especialista em Nutrição Clínica, ela diz que as pessoas devem optar pelos alimentos mais saudáveis – e até os orgânicos -, à base de temperos naturais de ervas e com reduzido teor de sódio e gorduras.

Quem está disposto a se planejar e preparar a marmita do almoço terá vários benefícios, como conhecer a procedência do alimento, ter controle da higiene e do preparo, e ainda emagrecer. “Com as opções de alimentos saudáveis selecionadas pela pessoa, em porções corretas e balanceadas, preparações adequadas, sem excessos de sal ou gorduras, consequentemente haverá uma manutenção do peso corporal", esclarece Jéssica Lisboa.

Dessa forma, quando você já leva a comida pronta de casa, além de economizar bastante, também terá uma refeição equilibrada, preparada sem outras tentações e calorias a mais. "A pessoa terá o cuidado de não encher demais a vasilha, para não criar o hábito de consumir mais que o necessário”, complementa a nutricionista.

MUDANÇA DE HÁBITOS

A engenheira de alimentos Adma Melo é adepta das marmitas. Há três anos e seis meses, ela decidiu mudar de vida, procurou um nutricionista e saiu de um quadro de obesidade grau 1. “Eu precisava e queria muito emagrecer. Percebi que só fazendo minhas próprias marmitas, conseguiria seguir a dieta à risca e manter os hábitos saudáveis”, diz Adma.

A praticidade de ter as marmitas semanais todas prontas para levar para o trabalho ou para qualquer lugar, sem se preocupar, é uma das vantagens apontadas pela engenheira. Uma vez por semana, Adma Melo prepara todo o seu almoço e jantar, seguindo a orientação do seu nutricionista. No preparo, sempre escolhe as opções mais saudáveis, como temperos frescos. Quase nunca usa sal.

Há também todo o processo de higiene na hora do preparo, para evitar que as marmitas sejam contaminadas com algum tipo de micro-organismo e estraguem mais rápido. “Acondiciono todas as minhas marmitas na geladeira, apenas em refrigeração. Não congelo", aconselha. Adma sempre transporta a marmita em uma bolsa térmica e não tem vergonha de carregá-la para todos os lugares.

A experiência da engenheira já influenciou muita gente. Hoje, ela posta seus hábitos saudáveis em uma rede social, onde tem quase 9 mil seguidores. “Fico muito feliz quando recebo os feedbacks das pessoas agradecendo por eu ter ajudado de alguma forma na escolha dos hábitos saudáveis”, conta a engenheira.

COMO MANTER UMA MARMITA SAUDÁVEL

Quantidade de alimentos

50% para saladas
30% para os grãos, leguminosas e carboidratos
20% para proteínas
Para a sobremesa uma boa opção é levar uma fruta: secas ou in natura (frescas)

Comida para vários dias

É importante sempre se planejar para garantir de forma prática uma alimentação equilibrada e saudável, fracionando os alimentos em recipientes e colocando-os no congelador. Entre os cuidados e dicas estão:

Não adicionar muito tempero às preparações que serão congeladas, porque o congelamento tende a realçar o sabor;

Para alimentos com líquidos, é importante não preencher todo o recipiente, deixando 2 centímetros, para que não se expanda com o congelamento;

A comida deve ficar em um recipiente lavável, rígido, transparente e com tampa fechada hermeticamente;

Selecionar ingredientes frescos, preferencialmente orgânicos e da estação, que são mais saborosos, saudáveis para o organismo e duram mais tempo;

Evitar congelar vegetais crus, ovos cozidos, batatas, preparações com molhos, maionese, creme de leite e queijos cremosos;

Armazenar adequadamente os alimentos na geladeira: prateleiras superiores para alimentos preparados e prontos para o consumo; prateleiras do meio para produtos semi preparados e prateleiras inferiores para alimentos crus;

Não guardar alimentos por muito tempo, mesmo que seja na geladeira. O alimento preparado deve ser consumido no máximo em 5 dias. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //