Esporte

Lenda do Celtics e 10x campeão da NBA, Sam Jones morre aos 88 anos

Camisa 24 do time de Massachusetts foi o segundo maior jogador da história da Liga em número de títulos e está entre os 50 maiores jogadores da NBA


31/12/2021

Foto: Reprodução / Twitter @celtics

ge



O Boston Celtics e os fãs do basquete americano perderam um dos maiores nomes da história da NBA. Integrante do time que dominou o torneio com nove títulos da franquia de Massachusetts na década de 60, com total de dez na carreira, Sam Jones estava internado e morreu aos 88 anos na noite quinta-feira.

Companheiro de equipe do lendário Bill Russell, maior campeão da história da NBA com 11 títulos, Jones era conhecido como “Mr Clutch” ou na tradução “O atirador” pela sua extrema habilidade nos chutes certeiros. Está na lista dos 50 maiores jogadores da história da NBA e teve o número 24 retirado para sempre. Jones também está no Hall da Fama do basquete.

A equipe que joga na última rodada do ano contra o Phoenix Suns prestou homenagem com um minuto de silêncio na abertura do jogo.

 

Sam Jones nasceu na Carolina do Norte e jogou pela universidade local antes de ser selecionado no draft de 1957 pelos Celtics. Em doze temporadas, foi dez vezes campeão pela franquia, participou de cinco All Star Games. Empatada com Los Angeles Lakers, o Boston Celtics são os maiores campeões da NBA, com 17 títulos na história.

A franquia de Massachusetts em seu perfil no twitter deixou uma mensagem em apoio à família de Jones.

– A família Jones está em nossos pensamentos enquanto lamentamos a perda de Sam Jones e lembramos com ternura a vida e a carreira de um dos maiores campeões do esporte americano – dizia a mensagem no twitter.

 

Em um comunicado divulgado pela NBA, o comissário Adam Silver também prestou homenagem a Jones e escreveu que Jones será lembrado um dos campeões mais produtivos de todos os esportes profissionais.

Sam Jones fez parte da dinastia do Boston Celtics na década de 60 — Foto: Cliff Welch/Icon Sportswire via Getty Images

Sam Jones fez parte da dinastia do Boston Celtics na década de 60 — Foto: Cliff Welch/Icon Sportswire via Getty Images

 

– Seu estilo altruísta, suas performances decisivas e seu arremesso tabelado característico foram marcas de uma carreira incrível que contou com 10 títulos da NBA em 12 temporadas com o Boston Celtics. Uma lenda da HBCU na Universidade Central da Carolina do Norte e membro das equipes do 25º, 50º e 75º aniversário da NBA, Sam era um companheiro de equipe amado e um competidor respeitado que jogou o jogo com dignidade e classe. Lamentamos a morte de um gigante do basquete e enviamos nossas mais profundas condolências à família de Sam e à organização Celtics.

Num intervalo de 13 anos, Boston Celtics dominaram a NBA com 11 títulos, levantando a taça de campeão em oito anos consecutivos de 1961 a 1969, sob o comando de Bill Russel. A conquista mais recente foi na temporada 2007/08.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //