Política
Lei Carlos Aranha é aprovada na CMJP, e Odon Bezerra destaca importância para amparar profissionais da cultura e comunicação em vulnerabilidade
12/08/2025

Portal WSCOM
Na manhã desta terça-feira (12), a Câmara Municipal de João Pessoa aprovou a Lei Carlos Aranha, apresentada pelo vereador e líder do governo, Odon Bezerra, que classificou como “uma data histórica para o segmento da cultura e da comunicação”. Em entrevista a Walter Santos, o parlamentar falou sobre o projeto indicativo de sua autoria que busca garantir amparo a profissionais desses setores que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Odon destacou que a proposta também é fruto de uma luta antiga de Walter Santos como jornalista e defensor da cultura.
“Walter, essa é uma luta sua como jornalista, como pessoa ligada da cultura do município de João Pessoa e que tem sensibilidade em ver aquelas pessoas que contribuíram no passado para o engrandecimento tanto da cultura quanto do jornalismo, radialismo aqui de João Pessoa… sentimos que havia e há a necessidade de se abrigar essas pessoas que hoje passam por extrema necessidade. Então, apresentamos esse projeto indicativo e vamos trabalhar para que ele saia do papel e vá para sua efetividade”, disse.
O vereador afirmou que pretende contar com o apoio do prefeito Cícero Lucena para transformar a proposta em lei.
“Vamos apelar para a sensibilidade também do prefeito Cícero Lucena, que tenho certeza receberá esse nosso projeto indicativo com bons olhos, porque ele tem esse sentimento no coração e é um cidadão muito justo nesse segmento que dava a informação e que velava pela cultura em nosso município.”
A proposta recebeu o nome de “Lei Carlos Aranha”, em homenagem ao ícone da cultura e do jornalismo de João Pessoa.
“Para mim, dar o nome de uma figura como Carlos Aranha a esse nosso projeto… é motivo de muita honra e de regozijo para que esse dia 12 fique marcado na história da Paraíba como o dia em que se pensou em abrigar aquelas pessoas que tanto contribuíram para o engrandecimento da nossa cidade”, afirmou Odon.
Odon explicou os próximos passos: “Ele hoje deverá ser encaminhado para o prefeito e aí vamos fazer, logicamente, ingerência para que isso seja transformado em lei efetivamente. Vamos trabalhar com isso, vamos pedir audiência e eu peço até a você, Walter… nos acompanhe e converse com o prefeito Cícero Lucena, mostrar essa sensibilidade que se tem e o carinho da cidade para aquelas pessoas que tanto trabalharam pela cultura e pelo jornalismo na nossa capital.”
A Lei Carlos Aranha visa abrigar, através de normal legal, auxílio a 30 integrantes da Cultura e 30 da Comunicação em legislação amparando os beneficiados que, comprovadamente, estejam em situação de vulnerabilidade.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.