Saúde

Lanches no trabalho podem engordar até 3kg por ano

Guloseimas


04/03/2013

 Uma pesquisa desenvolvida pela The Village Bakery, uma padaria de produtos orgânicos, descobriu que fazer pequenos lanches no escritório, em frente ao computador, pode causar um aumento de até três quilos por ano em mulheres e dois quilos em meio para homens. Os resultados foram divulgados no jornal Daily Mail.

Os autores entrevistaram 2.000 homens e mulheres britânicos, sendo que metade disse petiscar no ambiente de trabalho para lidar com o estresse e 22% afirmou que precisa de um pouco de açúcar para ter mais animação na parte da tarde. Metade dos participantes admitiu ter ganhado peso nos últimos 12 meses como resultado de maus hábitos entre as refeições.

O relatório mostra que as pessoas consomem, em média, pelo menos dois lanches por dia, sendo que 30% delas comem três ou mais. As mulheres comem mais do que os homens – 13% delas disseram que chegam a comer mais de quatro lanches por dia. Os lanches mais comuns são biscoitos (42%), depois chocolate (38%), batatas fritas (32%) e bolos (13%). A maioria das tentações costuma ser trazida por colegas. Dentre os participantes, apenas 6% praticava alguma atividade física.

Os pesquisadores afirmam que o problema começa no almoço, com o consumo de comidas pouco saudáveis. O hábito leva as pessoas a comer guloseimas calóricas durante o resto do dia. Além disso, um quinto das mulheres passa a noite se arrependendo das calorias ingeridas durante o dia – por parte dos homens, a cobrança é menor. Mas isso funciona como um efeito dominó: como a pessoa já quebrou a dieta, não vê por que comer direito à noite também.

Aposte nesses lanches com menos de 100 calorias

Almoço em turma, happy hour, a hora do lanchinho, festas da empresa… Essas e outras situações típicas do ambiente de trabalho podem fazer com que você coma mais do que o necessário, ou então não faça as melhores escolhas alimentares. "Tanto os eventos comemorativos quanto o estresse causado pelo excesso de trabalho podem levar ao exagero alimentar, que aumenta os pontos na balança", afirma a nutricionista funcional Camila Borduqui, da clínica Dr. Alan Landecker em São Paulo.

Fazer lanches no meio da manhã e da tarde mantém o metabolismo equilibrado e controla o apetite até a próxima refeição, evitando a compulsão. Mas, para manter-se bem nutrido, é essencial saber dizer não aos petiscos ricos em calorias, sódio e gordura saturada ou trans, além de fazer escolhas saudáveis que tenham os nutrientes necessários para manter a saúde em dia. Confira abaixo uma lista com trinta lanchinhos saudáveis e com poucas calorias. Que tal incluí-los na dieta?



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //