Economia

Labubus: fenômeno na internet entra no mercado de aluguel

Febre global: Labubu vira item de moda e movimenta bilhões com vendas e aluguel de colecionáveis


05/06/2025

(Foto: Reprodução)

ANNA BARROS



Nas últimas semanas, celebridades de todo o mundo apareceram nas ruas e na internet utilizando um apetrecho peculiar: chaveiros de “monstrinhos” peludos com dentes à mostra. Esses são os Labubus, uma criação do designer Kasing Lung, de Hong Kong, para a empresa chinesa Pop Mart, que licencia a marca The Monsters.

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A febre do Labubu iniciou no Tiktok e rapidamente tornou-se uma tendência de moda. Artistas como Rihanna e Lisa – do grupo sul-coreano Black Pink – apareceram utilizando os bonequinhos junto ao look.

Cantora Rihanna com o Labubu (Foto: Reprodução)

O que é o Labubu

Os bonecos fazem parte de uma tendência apelidada de “blind box”, onde os brinquedos – que contam com diversos modelos – são vendidos sem a descrição de qual está contido na caixa.

Cada caixa é vendida por cerca de US$22 (em torno de R$ 127 na cotação atual) pela Pop Mart. E, até o momento, os bonecos não são vendidos diretamente no Brasil de forma oficial.

No entanto, há versões especiais, que podem chegar a US$ 120 (cerca de R$ 685).

No último ano, as vendas da Pop Mart cresceu 107% em relação a 2023, com um salto de 204% no lucro da empresa. O Labubu representou 23% da receita total da empresa, com faturamento de 3,04 bilhões de RMB, o que equivale a R$ 2,3 bilhões.

Mercado de aluguel

Por se tratarem de itens colecionáveis, os consumidores, através de plataformas como a By Rotation, começaram uma dinâmica de aluguel dos acessórios. No Reino Unido, o mercado de aluguel de colecionáveis cresceu consideravelmente nos últimos anos e já é possível alugar os bonecos por valores entre diários entre ₤3 e ₤4 (em torno de R$23 e R$ 30 na atual cotação da libra esterlina).

A popularização dos Labubus no Reino Unido é tamanha que a Pop Mart suspendeu a venda física dos bonecos devido às grandes aglomerações que estavam sendo formadas em pontos de venda do país.



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