Automobilismo

Kvyat não disputará Mundial de Endurance em 2022 após se recusar a cumprir determinações da FIA para pilotos russos

Piloto é um dos diversos russos que não poderão disputar competições da FIA neste ano por se recusarem a cumprir imposições da federação


06/03/2022

Grande Prêmio

O piloto russo Daniil Kvyat não disputará mais o Mundial de Endurance (WEC na sigla em inglês) não disputará a competição neste ano de 2022 como planejava inicialmente. A ausência do ex-piloto de Fórmula 1 da competição será resultado da sua recusa de assinar o novo código de conduta elaborado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em resposta a invasão da Rússia à Ucrânia.

A cartilha, por exemplo, proíbe expressões públicas de suporte à invasão russa no leste europeu. O órgão regulador determinou a assinatura do documento como requisito obrigatório para que pilotos da Rússia e Bielorrússia possam participar das competições organizadas pela entidade.

Além do banimento de expressões públicas de suporte à postura russa no conflito, o código de conduta da FIA também proibia a exibição – seja em público ou nas redes sociais – de símbolos, cores ou bandeiras da Rússia e Bielorrússia; a marcação em uniformes, roupas, acessórios e outros itens pessoais de emblemas e palavras ligadas aos dois países; e, por fim, o canto ou reprodução do hino russo e bielorrusso.

Como detentor de uma licença da Rússia, Kvyat tinha até às 16hrs (de Brasília) da última sexta-feira para assinar a cartilha. O piloto de 27 anos passou 2021 como reserva da Alpine e, recentemente, havia fechado acordo para competir no WEC pelo time russo G-Drive.

O prazo de assinatura do documento igualmente não foi cumprido pelo chefe da equipe russa, Roman Rusinov, que também atua como piloto. “Eu, como membro da G-Drive, me recuso a assinar as condições discriminatórias da FIA”, disse em seu Instagram – em publicação que contou com uma curtida de Kvyat.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //