Justiça

Justiça inocenta ex-procurador geral da Paraíba Gilberto Carneiro em processo da Operação Calvário

A operação, semelhante à Lava Jato, teve como principal alvo o ex-governador Ricardo Coutinho e seus aliados políticos.


21/12/2023

O ex-procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro (Foto: Kleide Teixeira)

Redação/Portal WSCOM



O ex-procurador geral do estado da Paraíba, Gilberto Carneiro, foi absolvido pela Justiça no primeiro processo relacionado à Operação Calvário, conduzida pelo Ministério Público da Paraíba para investigar possíveis desvios de recursos nas áreas da Saúde e Educação. A operação, semelhante à Lava Jato, teve como principal alvo o ex-governador Ricardo Coutinho e seus aliados políticos. O processo foi conduzido na 5ª Vara Criminal de João Pessoa.

Na sentença, a juíza Aylzia Fabiana Borges Carvalho não encontrou evidências que incriminassem o ex-procurador geral do estado nas acusações do Ministério Público, no âmbito penal. Gilberto Carneiro havia sido preso durante a sétima fase da Operação Calvário, denominada Juízo Final, em 17 de dezembro de 2019, mas foi libertado em 21 de fevereiro de 2020, após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A Operação Calvário investiga uma suposta organização criminosa suspeita de desviar R$134,2 milhões de serviços de saúde e educação. Gilberto Carneiro enfrentava acusações de apropriação indevida e desvio de recursos públicos, além de lavagem de dinheiro e ocultação de bens. Em decorrência das acusações, seu registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi cassado, após ter seu recurso negado em julgamento no Conselho Federal da ordem.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //