Economia

Junho à vista: comidas típicas de São João aquecem economia paraibana

Deliverys, buffets e vendedores autônomos apostam nas comidas típicas para ampliar o faturamento e movimentar a economia durante o São João na Paraíba.


15/05/2025

(Foto: Reprodução)

Anna Barros



Além do grande simbolismo cultural e regional, as festas de São João também carregam um grande potencial econômico para pequenos e médios empreendedores. Antes e durante o período junino, essa época pode alavancar as vendas dos comerciantes locais que pretendem atender o gosto do público.

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Diversos simbolismos cercam as festas juninas: bandeiras, fogueiras, música e, claro, a comida. Os quitutes afetivos – muitas das vezes feitos de milho – são uma oportunidade para deliverys, buffets e vendedores autônomos aquecerem o caixa no fim do primeiro semestre.

Tradição nas ruas
Dona Rosa, comerciante autônoma que trabalha com a venda de comidas típicas no Mercado Central de João Pessoa, afirmou que essa é uma época que é necessária muita organização, principalmente financeira, para atender os pedidos dos clientes. Apesar de não ser a sua época de maior faturamento do ano, ainda sim se destaca consideravelmente com os demais dias.

“Realmente ganho uma certa quantia a mais, em comparação com a venda do cotidiano. Mas não dá para dizer que é a melhor época para venda, já que ganho mais no carnaval. Mas se tratando de comida típica de milho, é melhor no São João”, disse a comerciante.
Além de trabalhar no Mercado Central, dona Rosa também vende em quadrilhas juninas e no São João de João Pessoa, o que representa boa parte do seu faturamento.

Afetividade por delivery
Há também aqueles que não querem sair de casa para sentir o clima junino, como é o caso de muitos dos clientes da padaria Pão Doce Pão. O Portal WSCOM conversou com Rafael Luiz, gerente de vendas do estabelecimento, para compreender sobre a procura dos consumidores nesta época do ano.

A padaria dispõe da maioria das comidas típicas durante todo o ano. Mas, segundo Rafael, com a aproximação de junho, a demanda aumenta.

“ Tem bastante influência [o São João], tanto no delivery como na própria loja. Temos esses itens tradicionais à venda o ano todo, porém, nessa época as vendas se intensificam”, declarou o gerente.

Com a demanda crescente, essa época também aumenta a quantidade de concorrência. Mas a padaria aposta na qualidade de seus produtos para se destacar entre os demais. “Além da nossa grande variedade, contamos com um item pouco comercializado em nossos concorrentes, que é a pamonha natural, sem leite, sem açúcar, apenas milho, e é um dos itens mais vendidos por aqui”, contou.

Pamonhas e canjicas da pararia Pão Doce Pão
(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Segundo Rafael, com o fluxo turístico e a fidelidade dos clientes, essa época garante, em média, um aumento de até 300% na produção da padaria, um reflexo direto da força econômica do São João.

Sob encomenda
Na terra do maior São João do mundo, Paloma Nascimento entrega um serviço diferencial para quem deseja ter a sua própria festa em Campina Grande: um buffet junino sob encomenda. Essa é uma solução prática para confraternizações corporativas e familiares, sem que ninguém precise ir para a cozinha.

Em uma entrevista exclusiva para o Portal WSCOM, Paloma relatou que o período junino representa 40% do seu faturamento anual, necessitando da contratação temporária de novos colaboradores.

“A principal diferença é que a demanda no São João é a maior de eventos, onde temos que contratar mais pessoas para a equipe para atender 2 a 3 eventos por dia. Que no caso de outros eventos em outros períodos são mais tranquilos por ter mais tempo para organização”, declarou.

Assim como os outros empreendedores, Paloma enxerga no São João – e na sua variedade de produtos de milho – uma oportunidade de alavancar as vendas.



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