Justiça

Juíza expede mandado de prisão e determina que ex-presidente Temer se apresente até às 17h desta quinta-feira (9); veja

Segundo a decisão, o suposto operador do esquema de corrupção e amigo pessoa, João Baptista Lima Filho, o Coronel Lima, também deve se apresentar.


09/05/2019

A juíza Caroline Figueiredo expediu no inicio da tarde desta quinta-feira (9) um mandado de prisão contra o ex-presidente Michel Temer (MDB). Segundo a decisão, o suposto operador do esquema de corrupção que desviou R$ 1,8 bilhão em obras da usina de Angra 3 e amigo pessoa, João Baptista Lima Filho, o Coronel Lima, também deve se apresentar.

Local incerto


Caroline, que é substituta na 7ª Vara Federal Criminal do Rio, autorizou Temer e Lima a se apresentarem na sede da Polícia Federal de São Paulo até as 17h. No entanto, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) – que cassou o habeas corpus dos dois nesta quarta (8), determinou que ambos devem permanecer em algum presídio da Capital.

“Autorizo que o cumprimento da segregação cautelar por Michel Temer se dê na sede da Superintendência da Polícia Federal [na Praça Mauá] e o cumprimento por João Baptista Lima Filho ocorra na Unidade Prisional da Polícia Militar [em Niterói]”, escreveu Caroline na sentença.

“Caso haja autorização por parte da 1ª Turma Especializada do TRF-2 para o cumprimento da prisão preventiva no Estado de São Paulo, oficie-se à Superintendência da Polícia Federal de São Paulo para que informe se tem condições de custodiá-lo”, ressaltou em outro trecho.

Liberdade cassada – Entenda

A decisão de Caroline foi tomada após o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) derrubar o habeas corpus, dado liminarmente, pelo desembargador Ivan Antonio Athié que colocava o ex-presidente da República em liberdade.

O TRF-2 derrubou um habeas corpus concedido liminarmente (provisoriamente) por um desembargador da própria Corte: o relator do processo, desembargador Antonio Ivan Athié. Na quarta, ele foi o único que votou pela manutenção da liberdade. Votaram contra os desembargadores Abel Gomes e Paulo Espírito Santo.

Da Redação com informações do GI
Portal WSCOM



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //