Paraíba

JP: Prefeitura entrega USF no Alto do Mateus

segunda, 16


14/12/2013

 Nesta segunda-feira, 16, às 9h, será entregue a oitava sua Unidade de Saúde da Família (USF) reformada pela Prefeitura de João Pessoa. O equipamento de saúde fica localizado no bairro do Alto de Mateus, e foram investidos R$ 222 mil em recursos próprios somados aos do Governo Federal. A entrega será feita pelo prefeito Luciano Cartaxo.

A USF irá beneficiar mil famílias, o que corresponde a cerca de quatro mil pessoas, e para o prefeito Luciano Cartaxo, essa reestruturação da saúde tem sido uma prioridade da administração municipal: “Estamos entregando uma Unidade completamente equipada e com toda a estrutura para oferecer um atendimento humanizado e próximo da população. Com este ato, encerramos o ano com oito USFs entregues, além da reforma do CAPS Gutemberg Botelho”.

O secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio, ressaltou que o investimento não está apenas na estrutura física da unidade. “Temos nos dedicado à qualificação do atendimento dado pelos profissionais de saúde à população, com ações como cursos de capacitação e palestras. Além disso, nossa intenção é disponibilizar serviços que vão além do atendimento usual, investindo nas práticas integrativas e no autocuidado das pessoas”, destacou.

Serviços

Na unidade, serão desenvolvidas ações como acolhimento com escuta qualificada; atendimento integral à demanda espontânea, organizada por grupos prioritários; atividades de educação em saúde; e ações planejadas na unidade e no território. A USF também oferecerá ações individuais e coletivas, como consulta médica e de enfermagem para crianças; acompanhamento e desenvolvimento da criança, adolescentes, adultos e idosos, em áreas temáticas como hipertensão, diabetes, gestantes, tuberculose, hanseníase e tabagismo; planejamento familiar; e prevenção ao câncer de colo de útero, mama, próstata e bucal.

A USF Alto do Mateus VI terá, ainda, atendimento odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, nebulização, visitas domiciliares, ações de vigilância epidemiológica, bloqueios vacinais e investigações epidemiológicas, com destaque para a mobilização e a participação da comunidade. “O objetivo é efetivar o controle social”, ressaltou o secretário.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.