Paraíba
‘Jovens idosos’: nova geração da terceira idade busca vida mais ativa e moradias com espaços multifuncionais
Celebrado neste sábado (26), o Dia dos Avós destaca o debate sobre envelhecimento e qualidade de vida.
26/07/2025

(Foto: Freepik)
Portal WSCOM
João Pessoa vive uma transição demográfica: indicadores de longevidade apontam que pessoas acima de 65 anos já são mais de 14% da população, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento da população sênior é uma realidade no mundo inteiro e o novo cenário também abre espaço para uma nova geração do grupo, chamados de ‘jovens idosos’ (‘yold’, em inglês): mais numerosos, mais saudáveis e financeiramente mais estáveis, eles buscam experiências ativas, sociais e culturais, além de viver com bem-estar e autonomia.
Celebrado neste sábado (26), o Dia dos Avós destaca o debate sobre envelhecimento e qualidade de vida. Neste contexto, empresas do setor imobiliário estão investindo em empreendimentos que atendam à demanda crescente de quem quer ter independência, mas de forma segura.
Arquiteta da Galvão Amorim, Maiara Amorim ressalta que a arquitetura para a terceira idade tem ido além de garantir a segurança: espaços que possibilitem o contato com a natureza e áreas de convivência são fundamentais para os idosos. “A segurança é primordial, mas hoje não é o único fator que deve ser levado em conta; um ambiente para idosos também deve promover a interação, áreas para o movimento e para uma vida ativa”, avalia.
Ela aponta que os empreendimentos da Galvão Amorim possuem piso antiderrapante nas áreas comuns, acessibilidade, além de espaços que integram as áreas de lazer. Academia, ambientes que estimulam o contato com a natureza e salas de jogos também estão presentes nas unidades. “São ambientes pensados também para essa comunicação entre as gerações; avós brincando com netos; pais e filhos. Isso tudo é saúde e qualidade de vida para a terceira idade na arquitetura”, apontou.
Capital dos idosos – Entre 2010 e 2022, o número de idosos na capital paraibana aumentou de 74 mil para 123 mil pessoas, revelando um aumento de 65%. Além do envelhecimento dos moradores, a cidade também tem se tornado um destino pós aposentadoria – um levantamento feito de acordo com o Programa Voa Brasil, do INSS, que torna as passagens aéreas mais baratas para aposentados, mostrou que a capital ficou entre os sete locais mais procurados pelo grupo dentro dos 82 municípios inseridos no projeto.
Esse aumento na procura do público nessa faixa etária por João Pessoa, estaria associado ao clima agradável, custo de vida acessível e segurança. A cidade oferece ainda um ambiente urbano mais tranquilo, com praias, áreas verdes e um ritmo de vida menos estressante, atraindo aqueles que buscam uma aposentadoria mais tranquila e feliz, segundo apontam especialistas em qualidade de vida.
A Galvão Amorim possui empreendimentos em andamento que contemplam o grupo: como o ‘The Haus Formosa’, em Cabedelo, que está em ritmo acelerado de construção em frente a uma das praias mais bonitas da região. Ele reúne o conforto de unidades com até 285m², ambientes exclusivos — como o circuito completo de Spa à beira-mar — e localização privilegiada. A construtora também terá em breve um lançamento no Altiplano, bairro que, além de ser uma das regiões mais valorizadas, conta com infraestrutura para atender o grupo.
Galvão Amorim – Fundada em 2007, a construtora Galvão Amorim já entregou dez empreendimentos e possui quatro em construção, consolidando-se como referência em projetos inovadores no mercado imobiliário paraibano.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.