Entretenimento

Jorge Riba apresenta o show “Gafieira é Samba” no Ateliê Multicultural

NO ATELIÊ DE NAI


07/07/2016

Local de reconhecida expressão da cena cultural do Centro Histórico de João Pessoa, o Ateliê Multicultural Elioenai Gomes traz, em edição especial do Projeto Casa de Bamba, o artista pernambucano Jorge Riba, figura já respeitada pelo público local. Ele vai apresentar seu show inédito 'Gafieira é Samba', com o qual fez turnê recentemente pela Europa. O evento acontece neste sábado (9), junto com uma programação que tem início às 17h30. Os ingressos serão vendidos ao preço único de R$ 10, na bilheteria do local.

Músico, cantor e compositor, o sambista Jorge Riba sempre conviveu com a musicalidade da cultura afro-pernambucana e dos salões de gafieira do Recife e de Olinda. Com mais de 30 anos de carreira artística, participou ativamente da criação do Movimento Negro no estado e integrou o Balé de Arte Negra de Pernambuco e a Mesa de Samba Autoral. É com essa ginga que ele chega à capital paraibana. Entre os convidados já está confirmado o grupo A Nata da Gafieira.

Atualmente o músico se dedica ao seu primeiro CD solo intitulado 'Meu Recado', um trabalho autoral lançado em março de 2011. Seu show, regado com muitas palhetas e metais, circula entre o tradicional Samba do recôncavo e o partido alto dos morros, passando pelo Maxixe, a sofisticada Bossa Nova e o Samba Jazz. O samba de Gafieira é muito presente em seu trabalho atual, onde os metais trazem ao seu disco, um sotaque particular. Depois de sua passagem pela Europa com o Projeto “Gafieira é Samba”, Jorge Riba promete sacudir o público novo e relembrar aos mais antigos as tradicionais matinês de samba comandadas pelas orquestras de baile da cidade.

Esse projeto é um trabalho artístico musical que pretende trazer o retorno do samba orquestrado ou samba de gafieira, promovendo o intercâmbio entre os músicos de orquestra de baile e os sambistas (compositores e intérpretes), proporcionando ao público um espetáculo de alta qualidade musical que relembra as linhas de arranjo e composição do passado. O espetáculo apresentará ao público, músicas autorais e grandes clássicos do samba, iniciando com uma bela roda de samba com convidados e em seguida muito samba de Gafieira, na voz de Jorge Riba.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //