Paraíba

João Pessoa tem previsão de mais chuvas no fim de semana

29/05/2020


Imagem ilustrativa

Portal WSCOM

A Coordenadoria de Defesa Civil da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estará com toda a sua equipe de plantão durante este final de semana. Nesta sexta-feira (29), nenhuma anormalidade foi encontrada, mas o órgão vai permanecer em alerta devido a previsão de mais chuvas na Capital pelas próximas 48 horas. Caso haja qualquer eventualidade proporcionada pelas chuvas previstas, a população poderá ligar para o número 0800-285-9020 para solicitar apoio.

“Ao fazer contato com a Defesa Civil, caso exista necessidade, a equipe se deslocará para o local para a análise da situação e os encaminhamentos necessários, afim de solucionar os problemas imediatamente. Tanto no sábado quanto no domingo, João Pessoa está com 80% de chance de chuva, mas ela será isolada”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela.

Quando se trata de chuvas com maiores intensidades, a Defesa Civil possui um plano de contingência, onde envolve e solicita que todas as demais secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa fiquem de prontidão para qualquer eventualidade. “Desde o último fim de semana, o prefeito Luciano Cartaxo determinou que onze secretarias ficassem em alerta 24 horas para ajudar a população em casos de alguma ocorrência. Importante dizer que o trabalho preventivo é feito durante todo o ano, como limpeza de rios e de galerias pluviais, o que minimiza o impacto das chuvas”, disse Noé.

‘João Pessoa em Ação’ – O programa ‘João Pessoa em Ação’ tem como finalidade realizar serviços na rede de drenagem, poda em árvores de grande porte, além da limpeza nas vias, para evitar acúmulo de lixo e areia na linha d’água, de modo que comprometa as galerias pluviais. Ao longo desses anos, o programa João Pessoa em Ação conseguiu, inclusive, tirar do mapa de risco pontos considerados críticos da cidade, com históricos de alagamentos e deslizamentos.

Além da Defesa Civil Municipal, fazem parte do programa as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), onde são desenvolvidas ações integradas, diariamente, em vários pontos da cidade para coibir os efeitos das chuvas e evitar transtornos para a população.

Banner Portugal

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.