Paraíba

João Pessoa ganha primeira ‘Sala Lilás’ do país e se torna pioneira no combate à violência de gênero


21/03/2025

(Foto: Reprodução)

Anna Barros/ Portal WSCOM



No mês da mulher, uma grande ação no combate à violência de gênero será implementada na Paraíba: a inauguração da primeira Sala Lilás do Brasil. Essa iniciativa faz parte do Programa Nacional Antes que Aconteça, em João Pessoa. O lançamento da sala aconteceu nesta sexta-feira (21), com a presença das principais figuras políticas responsáveis pela realização do espaço, como a senadora Daniella Ribeiro – autora do programa –, o governador João Azevêdo e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

A primeira Sala Lilás do país será localizada dentro do Instituto de Medicina Legal (IML), nas dependências do Instituto de Polícia Científica (IPC), no bairro do Cristo. No entanto, a senadora já anunciou que essa não será a única do estado.

“É nossa alegria poder anunciar 52 Salas Lilás só na Paraíba”, declarou.

Embora outros estados já estejam querendo implantar a sala, o ministro ressaltou o pioneirismo paraibano na iniciativa. “Eu quero ressaltar que a Paraíba foi pioneira nesse aspecto, quero dizer, realmente o início do jogo deu-se graças à iniciativa da nossa senadora Daniella Ribeiro e ao nosso Governador João Azevêdo”, disse.

A sala será espaço reservado voltado ao atendimento de mulheres e meninas vítimas de violência. Lewandowski também destacou que o ambiente será multidisciplinar, para que todas as necessidades das vítimas possam ser atendidas.

“E essas salas vão dar um acolhimento amplo, multidisciplinar para a mulher que sofre uma violência, que seja agredida de alguma forma ou que seja ameaçada. Teremos delegado de polícia, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais para dar ajuda não só a mulher que sofre naquele momento com a situação de risco, mas também as crianças que eventualmente serão acolhidas num ambiente confortável”, pontuou.

Lewandowski também assinou a Portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública que institui o Programa Salas Lilás e estabelece diretrizes para o acolhimento e atendimento especializado às vítimas de violência de gênero.

“A importância desse projeto da Sala Lilás é muito grande. Primeiramente porque revela uma integração dos três poderes da República. O Poder Executivo, por meio do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, com o Poder Judiciário, ou seja, com a colaboração do Conselho Nacional de Justiça e com o Congresso Nacional, especialmente com a participação da Senadora Daniela Ribeiro”, concluiu.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.